Conceito de Carta
Uma carta é uma representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda ou de parte da superfície terrestre, elaborada numa determinada escala considerada conveniente. A carta é, portanto uma representação sobre um plano (uma folha de papel, por exemplo) da superfície terrestre (que é uma superfície curva, situação que provoca algumas dificuldades e obriga e obriga à utilização de técnicas de projecção cartográfica específicas). Dependendo dos objectivos da carta, são seleccionados os fenómenos a inscrever, os quais são representados por um determinado tipo de simbologia.
Requisitos de uma boa carta
Apresentam-se de seguida alguns dos requisitos de uma boa carta, os quais estão obviamente condicionados pelos objectivos da própria carta:
- Precisão: uma carta é precisa quando a posição dos fenómenos e dos lugares que nela figuram está rigorosamente de acordo com a posição desses mesmos fenómenos e lugares na realidade, tendo em conta a sua escala.
- Expressão: uma carta é expressiva quando coloca em clara evidência as informações e os relacionamentos mais significativos tendo em conta os objectivos para os quais foi constituída.
- Legibilidade: uma carta apresenta boa legibilidade quando a informação nela inscrita pode ser facilmente encontrada, percebida, distinguida entre as outras informações e memorizada, qualquer que seja o nível de leitura considerada.
- Eficácia: uma carta é eficaz quando está perfeitamente adaptada ao seu objectivo; para isso deve ser útil, concisa, completa e verdadeira.
4743 Visualizações 1 Total