O que é uma opção de venda
Uma Opção de Venda (ou put option na terminologia inglesa) consiste no direito, mas não na obrigação, de vender o ativo subjacente numa data futura a um preço pré-estabelecido, em troca do pagamento de um prémio. O titular de uma opção de venda apenas adquire esta posição no caso de as suas expetativas serem de uma potencial desvalorização do ativo no mercado. Na pior das hipóteses, e caso as suas expetativas não se realizem, apenas perderá o valor do prémio.
O vendedor de opção de venda terá de sujeitar-se à vontade da outra parte em troca do recebimento do prémio. No caso de a outra parte querer exercer a sua opção, terá de comprar o ativo subjacente; em contrapartida, se a contraparte escolher não exercer, fica com o valor do prémio.
A aquisição de uma opção de venda tem como objetivos: (i) a proteção do valor de mercado dos ativos da sua carteira garantindo um valor mínimo de revenda no caso destes se desvalorizarem; (ii) o ganho com a negociação da própria opção no mercado, vendendo-a a um preço superior ao do valor da aquisição.
Estratégias e finalidades de quem compra
São várias as estratégias e as razões que podem estar na origem da aquisição de Opções de Venda, destacando-se as seguintes:
1. Especulação
Quando o objetivo é a especulação, o investidor compra a opção de venda porque tem expetativas de descida do preço do ativo de base. Assim, no caso de o preço descer, o investidor irá exercer a opção vendendo-a um preço superior ao preço de mercado; no caso de o preço do ativo subir ou manter-se, ele não irá exercer a opção, perdendo o valor do prémio.
2. Proteção de uma posição longa
Neste caso, estamos perante uma estratégia de cobrtura de risco – ao comprar uma opção de venda, o investidor está a proteger-se de possíveis oscilações negativas no preço do ativo, sendo que o máximo que poderá perder é o valor do prémio pago.
3. Fixação do preço de venda do ativo subjacente
Nesta estratégia, o investidor compra uma opção de venda com o objetivo de se resguardar relativamente à eventualidade de descida do preço do ativo. Se o preço de mercado for superior ao preço de exercício da opão, não a exerce, mas tem de descontar do seu lucro o valor do prémio. Se o preço de exercício for inferior ao preço de mercado, exerce a opção ou, se desejar manter o ativo, vende a opção de venda compensando o prejuízo da descida do preço do ativo subjancente.
Estratégias e finalidades de quem vende
1. Especulação
Quando o objetivo é a especulação, o investidor pretende a obtenção de um rendimento extra, quando as suas expetativas são a subida do preço do ativo subjacdente. Assim, se o preço do ativo subir, o comprador da opção de venda não irá exercer o seu direito, lucrando o investidor com o valor do prémio. Contudo, se o preço do ativo descer, as perdas serão tanto elevados quanto maior for a descida do preço.
2. Proteção de uma posição curta
O objetivo desta estratégia é compensar os prejuízos da posição com a obtenção do prémio. Tudo dependerá, da variação do preço do ativo subjacente e o investidor apenas lucrará se a variação deste for inferior ao preço do prémio.
References:
Ferreira, Domingos (2008). Swaps e Derivados de Crédito. 1ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.