Conceito de Passivo
O termo passivo é utilizado, numa perspectiva contabilística, para designar o conjunto de valores que representam dívidas e outros compromissos financeiros da empresa ou organização para com pessoas ou entidades externas. Por exemplo, uma dívida a um fornecedor é um passivo na medida em que representa um compromisso financeiro para com terceiros. Além das dívidas a terceiros (fornecedores, sócios, entidades financeiras, Estado, entre outros), são também passivos as provisões financeiras constituídas para fazer face a despesas futuras na medida em que também constituem obrigações perante terceiros (por exemplo, provisões para fundos de pensões ou provisões para impostos). O Passivo opõe-se, portanto, ao Activo que representa o património bruto, ou seja o conjunto de bens e direitos detidos pela empresa ou organização.
O Passivo é geralmente dividido em Passivo Corrente e em Passivo não Corrente. O Passivo Corrente é respeitante às obrigações cujo prazo de liquidação é inferior a um ano (ou inferior ao tempo do ciclo de produção no caso de entidades em que este seja superior a um ano). Quanto ao Passivo não Corrente, é respeitante às obrigações cujo prazo de liquidação é superior a um ano (ou superior ao tempo do ciclo de produção no caso de entidades em que este seja superior a um ano). A separação do Passivo por graus de maturidade é de extrema utilidade na avaliação da situação de liquidez na medida em que, por comparação com Activos de maturidade semelhante, permite verificar se existem ou não meios financeiros líquidos suficientes para honrar os compromissos financeiros perante terceiros.
Outra classificação possível do Passivo é a divisão em Passivo Financeiro e em Passivo não Financeiro. O Passivo Financeiro é respeitante a dívidas perante entidades financeiras (bancos credores, empresas de leasing, entre outras) e está normalmente sujeito a custos financeiros (juros e outros). O Passivo não Financeiro representa as dívidas e obrigações financeiras perante outras entidades (fornecedores, Estado, etc.) não estando necessariamente sujeito ao pagamento de juros ou outros custos financeiros.
Num Balanço Patrimonial, que integra o Activo (bens e direitos detidos pela entidade), o Passivo (conjunto de obrigações perante terceiros) e o Património Líquido (diferença entre Activo e Passivo e que realidade representa o valor contabilístico da entidade), o Passivo é representado na coluna da direita.
ATIVO
|
PATRIMÓNIO LÍQUIDO
|
PASSIVO
|
(representação esquemática do Balanço Patrimonial)