Apresentação da Fonte e Moinho da Pipa, Barrancos
A Fonte e o Moinho da Pipa são duas construções do século XIX, e localizam-se na Ribeira da Múrtega entre a Vila de Barrancos e o Castelo de Noudar (Barrancos).
Para conseguir chegar a este local deverá sair da Vila de Barrancos em direcção ao Castelo de Noudar e depois junto à ponte da ribeira de Noudar deverá seguir em frente.
Este Moinho é um belo exemplar dos vários moinhos de água existentes a Sul de Portugal. Com as características principais de um moinho de imersão (moinho que funciona através da velocidade das águas), é constituído por uma estação de moagem de cereais e a casa do moleiro. O mesmo está ainda equipado com um açude (pequena barragem artesanal) e uma pequena fonte junta da qual se encontra a Imagem de Nossa Senhora da Pipa (talvez daí o nome do moinho e da fonte).
Pouco se conhece sobre a autoria da construção deste moinho e qual o seu principal cereal a ser moído no mesmo, acreditando-se ser principalmente trigo da região.
O Moinho da Pipa é um dos moinhos de água em excelente estado de conservação e através do qual se poderá verificar como era a moagem dos cereais, através da força das águas, no século XIX.