Conceito de Internacionalização
A internacionalização é um tipo de estratégia que consiste na transposição das estratégias de produtos e mercados e de integração vertical para outros países, o que poderá resultar numa replicação total ou parcial da sua cadeia operacional.
As primeiras decisões a tomar na estratégia de internacionalização são o para onde e o como se irá processar.
No caso do como se irá processar a internacionalização, convém distinguir entre os diversos tipos de internacionalização possíveis:
- Transacções: consiste na comercialização de mercadorias, serviços, patentes e marcas da organização junto de entidades estrangeiras (ou seja, exportações e licenciamentos, onde se incluem os contratos de franchising). Por outras palavras, a estratégia de internacionalização do tipo transacções corresponde à transposição para o exterior da matriz de produtos/mercados.
- Investimento Directo: consiste na transposição para o estrangeiro de parte ou da totalidade da cadeia operacional da organização que poderá assumir a forma de joint-ventures (de distribuição, de produção ou integradas) ou de criação de organizações filiais ou subsidiárias (de distribuição, de produção ou integradas).
- Projectos: consiste no envolvimento pontual e limitado no tempo em projectos no estrangeiro, como por exemplo a exploração temporária de unidades empresariais e posterior entrega a empresas locais mediante uma compensação monetária, ou a participação em parcerias de investigação e desenvolvimento.
Quanto à questão do para onde internacionalizar, ou seja, à escolha dos países de destino, é necessária a análise de diversos factores de atractividade, entre os quais:
- Factores comerciais, onde se inclui a dimensão do mercado, taxa de crescimento do rendimento, poder aquisitivo da população, canais de distribuição existentes e respectivos custos, nível de preços, hábitos de consumo, etc.
- Factores operacionais que dizem respeito à regulamentação legal e fiscal, custo e qualidade dos recursos produtivos, qualificações da mão-de-obra e níveis salariais, barreiras alfandegárias, etc.
- Factores de risco tais como riscos cambiais, políticos, sociais ou ainda os riscos associados à possibilidade de retaliação por parte de empresas locais, etc.