Uma onomatopeia é a representação de um som por meios de palavras escritas. É uma figura de linguagem da língua portuguesa. O intuito destes fonemas é imitar o barulho de um som quando este é reproduzido ou pronunciado. Onomatopeias estão também associadas a onomatopoese, a ação de criar palavras novas (neologismo) onde se encontram figuras de retórica de carácter onomatopeico como tilintar, grasnar, piar, cacarejar, zurrar e miar.
A banda desenhada faz uso constante de onomatopeias. Estas são essenciais para criar imersão e ajudar a visualizar o simbolismo dos acontecimentos. Ruídos, barulho de explosões, quedas, gritos, sons da natureza, movimentos corporais ou até mesmo os sons dos animais têm onomatopeias equivalentes. As onomatopeias em geral são de entendimento universal, mas apresentam diferenças conforme o país em que o som é representado.
Devido aos diferentes tipos de fonemas as onomatopeias mudam, por exemplo, a onomatopeia para o som de uma explosão nos comics americanos é “Boom” e no manga japonês é “Dokan”, tal como na língua inglesa o som de um soco é representado por “Pow” e na língua francesa é “Paf”. O “atchim” que em português representa o espirro, em inglês assume a forma de “atchoo” apesar de ter exatamente o mesmo sentido. No geral, uma grande parte das onomatopeias são derivadas de verbos da língua inglesa.