Uma visual novel é um tipo de videojogo interativo com grande foco na narrativa e interação do jogador com as personagens. A representação visual é normalmente feita com imagens paradas como se de um livro animado se tratasse. O género tem origem no Japão e pode variar desde o mais simples método de interação em que o jogador praticamente apenas lê e assiste aos eventos intervindo pouco na história até aos mais complexos com mecânicas de jogabilidade variadas e uma narrativa influenciada diretamente pelas escolhas do jogador.
Um género de nicho
A popularidade do género fora do território nipónico é diminuta embora popular entre a comunidade adepta da animação japonesa. Isto deve-se ao facto de muitas visual novels serem baseadas em franquias de manga e anime. A interação sendo reduzida limita muitas vezes o jogador a carregar apenas num botão para passar o texto. Ao longo dos diálogos são apresentadas escolhas que o jogador pode fazer e isso altera o rumo da história. A maioria dos jogos do género apresenta múltiplos caminhos de narrativa e vários finais, criando valor de repetição e incentivando o jogador a passar a história várias vezes. O jogo Zero Escape: Virtue`s Last Reward é um bom exemplo, onde as ações e escolhas abrem diferentes caminhos e só passando por todos eles é que o jogador obtém a perceção geral dos acontecimentos da história. A forma como se interage com as personagens a dada altura afeta a sua reação em encontros futuros.
Alguns títulos incluem outras mecânicas como é o caso de Sakura Taisen em que o jogador participa em batalhas de robots ao estilo RPG de estratégia. No caso a relação do jogador com as personagens afeta o seu desempenho em batalha. Outros como Thousand Arms, Riviera: The Promised Land e Luminous Arc buscaram inspiração em Sakura Taisen embora não tenham um foco tão grande na componente visual novel.
As visual novel de maior orçamento convidam atores para dar voz ás personagens do jogo. O protagonista é mudo para tornar que o jogador se possa identificar mais facilmente com o mesmo. Algumas visual novel enveredam por um estilo mais adulto, chamado de eroge, abreviatura para “erotic game”. Estes jogos são criados para a comunidade mais adulta e centram-se em narrativa de romance e sexo explicito. O objetivo na maioria é interagir com personagens de ambos os sexos e procurar as respostas e caminhos que culminam num ou vários encontros sexuais.
No Japão estes jogos são alvo de censura nas zonas intimas, mas normalmente perdem a censura quando são editados para outros países. Em certos casos as cenas de sexo explicito são retiradas para criar versões apropriadas para um público mais jovem. Estes jogos são normalmente lançados para PC visto que o mercado das consolas tende a criar restrições para este tipo de conteúdo.