Health Points

Health Point (HP) são um tipo de atributo associado a elementos ou alvos que indicam o seu estado atual de sobrevivência.

Health Points (também denominados por Hit Points, HP ou em português Pontos de Vida ou Pontos de Saúde) em videojogos são um tipo de atributo associado a elementos como personagens, inimigos ou alvos que indicam o seu estado atual de sobrevivência. Quando o numero de pontos de vida chega a zero o personagem é derrotado, no caso do jogador significa muitas vezes o fim da jogada atual. Estes podem ser representados por um contador numérico ou uma barra equivalente que vai diminuindo.

hp

As barras representam visualmente os pontos de vida.

Presença habitual

Um dos primeiros jogos a usar uma barra de pontos de vida foi o jogo da Namco lançado em 1984, Dragon Buster. Esta barra permite ao personagem do jogador receber vários golpes antes de perder uma tentativa e também para os inimigos resistirem mais tempo em combate. Praticamente todos os jogos de ação, luta e aventura contêm uma barra do género embora possa ser representado por maneiras completamente diferentes. As barras podem ter nomes diferentes, mas servir o mesmo propósito.

Embora as barras sejam um elemento visual não deixam de ser medidas por cálculos matemáticos. Em jogos de RPG quando o jogador sofre dano os pontos de vida são descontados não só tendo em conta o numero de pontos disponíveis na personagem, mas também o numero de pontos em dano que o adversário pode fazer, os pontos de defesa do personagem que reduzem o dano e até mesmo peças de equipamento ou magias que podem reduzir ou aumentar o dano sofrido. Estas medidas permitem que as personagens aumentem a sua resistência em diversos parâmetros e subir de nível significa melhorar esses mesmos parâmetros.

Para manter o jogador atento ao seus pontos de vida, além do efeito visual da barra a descer, são associados sons de dano a cada golpe. Este é um aspeto naturalmente tenso e dramático para o jogador sempre que a vida se aproxima do fim. Alguns jogos não fazem uso do sistema, principalmente aqueles que contabilizam apenas um golpe como derrota instantânea do jogador, tal como acontece em Super Mario Bros. onde o protagonista Mario é derrotado por um único golpe, mas se apanhar um cogumelo pode aguentar um segundo golpe, neste caso seria o mesmo que passar de 1 para 2 pontos de vida.

Os pontos de vida perdidos podem ser recuperados com recurso a items ou magias. Estes podem recuperar um numero predeterminado ou a totalidade dos mesmos. O método de recuperação depende de jogo para jogo. Alguns jogos têm um tipo de recuperação automática em que o jogador ao manter-se imóvel e longe de perigo recupera os pontos de vida de forma gradual, tal como certos efeitos nocivos (veneno, pragas, maldições) também reduzem a saúde do jogador de forma gradual até este encontrar um antídoto.

Embora a vida do jogado esteja geralmente visível de alguma forma para que o jogador possa ter noção do estado da sua personagem, nem sempre os inimigos mostram os seus pontos de vida totais. Isto deixa o jogador na incerteza sobre a duração da batalha e do perigo real de cada inimigo. Nos jogos de luta a presença dos pontos de vida é necessária para ambos e é precisamente a noção de estar perto da derrota ou vitória que causa tensão na competição entre jogadores. Em alguns jogos de ação o dano é representado por uma cor vermelho-sangue em todo o ecrã que vai desaparecendo conforme o jogador recupera vida.

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