Biografia de Wilhelm Röentgen (1845-1923)
Físico alemão nascido em 1845 na Prússia (actual Remscheid), Wilhelm Konrad Röentgen foi o primeiro cientista galardoado com o Nobel da Física, prémio que lhe foi atribuído em 1901, seis anos após a descoberta que o tornou famoso: os Raios X. Ao investigar os fenómenos relacionados com os raios catódicos, constatou que um ecrã fluorescente brilhava por acção de um tubo catódico, apesar deste se encontrar envolto num papel espesso e opaco. Concluiu então que este fenómeno se devia a uma forma de radiação com elevado poder de penetração e até então desconhecida, a que deu o nome de Raios X.
Esta descoberta de Roentgen viria a ter um forte impacto em diversas áreas da ciência, destacando-se a Medicina, pois permitia, pela primeira vez, observar o interior do corpo mantendo-o intacto.
Recusou um título de nobreza que lhe foi oferecido e preferiu não patentear qualquer aparelho ou processo relacionado com os raios X, pois desejava que a humanidade beneficiasse com sua descoberta. Também doou à sua universidade, a recompensa monetária associada ao Prémio Nobel defendendo que a ciência deve estar a serviço da humanidade e não do lucro.