Sitcom é a abreviatura de “situation comedy”, expressão inglesa que na tradução literal significa “comédia de situação”. Este é um género televisivo surgido no Reino Unido nos anos 50, e adotado posteriormente por diversos países nas suas produções televisivas, caracterizado principalmente pela vertente humorística.
Além da componente de comédia, tal como o nome indica, a sitcom centra-se normalmente num grupo de personagens que partilham um espaço comum, que os interliga, que pode ser o local de trabalho, um local de lazer como um café ou restaurante, ou um ambiente familiar, derivando daí a referência a “situação”. Nas sitcoms é comum o uso de ironia, sarcasmo e trocadilhos nos diálogos, e os episódios deste tipo de série costumam ser curtos, com uma duração normalmente inferior a 40 minutos. Outra das principais características da sitcom é o facto de muitas serem gravadas ao vivo, em frente a uma audiência, sendo os risos incluídos com som de fundo; além disso, muitas sitcoms incluem sons de riso como pano de fundo nas cenas consideradas mais cómicas, mesmo que as gravações não tenham sido realizadas com um público.
Este género televisivo popularizou-se muito rapidamente junto do grande público, tendo-se expandido rapidamente, tanto a nível de países a que chegou como a nível da quantidade de produções televisivas aliadas ao género que surgiram, e que têm vindo a ser criadas ao longo dos anos.
“I Love Lucy”, “Seinfeld”, “Friends”, “The Big Bang Theory” (“A Teoria do Big Bang”) ou “Modern Family” (“Uma Família Muito Moderna”) são alguns exemplos de sitcoms, consideradas séries de culto, muitas das quais em exibição por vários anos, o que comprova a popularidade deste género televisivo.