Apresentação do Primeiro Livro de Samuel
O Primeiro Livro de Samuel é um dos Livros Históricos do Antigo Testamento cuja temática é a tensão entre a necessidade de possuir um rei e a dependência do povo em relação a Deus. Desconhece-se a sua autoria, embora seja de tradição deuterominista, provavelmente servindo-se de antigos registos da corte e lendas de heróis.
O nome do livro deve-se a Samuel, que foi o último dos juízes, um profeta ungido para proclamar a Palavra de Deus e que representa uma forma de governo. Através das palavras de Samuel, Deus recorda aos Israelitas que devem ser fieis aos termos e condições da Aliança. Numa segunda forma de governo, surgida com Saúl, o primeiro rei ungido por Saúl para governar a nação. Deus age através das leis e decretos de Saúl para garantir que os Israelitas sejam fieis à Aliança.
Quando os reis substituem os juízes e profetas no governo de Israel, o povo começa a ter um estilo de vida mais estruturado e desenvolve uma identidade nacional mais sólida. Mas em simultâneo o povo também perde parte da sua liberdade e independência pessoal. São lançados impostos e são forçados a trabalhar para sustentar o governo do rei e os suas obras de construção.
O papel dos reis
Os reis de Israel eram considerados como escolhas de Deus, sendo responsáveis pela defesa dos Seus interesses. Deus é o Rei do Seu povo e o Seu representante é o rei humano que, para ser legítimo, deve servir a Deus através do serviço ao povo. Este serviço compreende dos tipos de funções:
- Função externa: reunir e chefiar o povo, ajudando-o a proteger-se e a libertar-se dos seus inimigos;
- Função interna: organizar o povo e promover a vida social de acordo com a justiça e o direito.
Estas duas funções podem ser reunidas numa dupla função: obedecer a Deus e servir o povo. Qualquer autoridade que não obedeça a Deus e não sirva o povo é ilegítima e má.
Estrutura do Primeiro Livro de Samuel
O Primeiro Livro de Samuel está dividido em três partes principais:
- História dos últimos juízes, Eli e Samuel;
- Fundação da monarquia em Israel;
- Saul e David.