Conceito de Genes Homeobox
Os genes homeobox representam uma família de fatores de transcrição altamente conservados que regulam a morfogénese durante o desenvolvimento embrionário. Deste modo, os genes homeobox são genes reguladores. Os genes homeobox podem também influenciar processos nos tecidos adultos, tais como a angiogénese e cicatrização de feridas. Um subconjunto da família Hox dos genes homeobox ativa o crescimento e migração para promover angiogénese ou cicatrização de feridas. Outros genes Hox funcionam para restaurar ou manter a função de tecido diferenciado. A desregulação dos genes Hox pode contribuir para a progressão de uma doença. Vários tipos de cancro exibem expressão ou alteração nos genes homeobox.
Os genes homeobox de vertebrados podem ser subdivididos em duas famílias: os agrupados, ou HOX, e os não agrupados, ou divergentes.
Os genes Homeobox foram descobertos na mosca da fruta Drosophila e identificados como genes cujas mutações davam origem a transformação homeótica, isto é, uma parte do corpo transforma-se em outra (exemplo uma mosca com 4 asas em vez de duas asas).
A família de genes homeobox têm em comum uma sequência de 180 nucleótidos – homeobox – que codifica para proteínas nucleares específicas – homeoproteínas – que atuam como fatores de transcrição. A sequência homeobox codifica para um domínio de 60 aminoácidos – homeodomínio – que é permite a ligação ao DNA. A nível de estrutura, o homeodomínio consiste num motivo hélice-volta-hélice que se liga ao DNA inserindo a hélice de reconhecimento no sulco maior do DNA e o braço amino-terminal no sulco menor adjacente.