Conceito de Função Oferta
A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender. À representação gráfica da função oferta é dada a designação de curva da oferta.
A relação que se verifica entre o preço e a quantidade oferecida é por norma positiva, resultando daí uma curva da oferta com inclinação positiva, o que significa que quanto maior é o preço, maior é a quantidade do bem que os produtores querem produzir e vender. A explicação para esta relação positiva encontra-se no facto dos produtores concluírem que é mais lucrativo afectar maior quantidade de factores produtivos à produção do bem sempre que o seu preço aumente, situação que se deve à Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes.
Em termos muito simples, a Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes explica o facto de que os acréscimos de produção são cada vez menores à medida que se acrescentam sucessivamente mais unidades dos factores produtivos – desta forma, para conseguir novos acréscimos de produção é necessário que os acréscimos de factores produtivos sejam cada vez maiores pelo que os acréscimos de custos para produzir sucessivamente mais unidades do bem também sejam cada vez maiores. Tal faz com que o preço exigido pelos produtores para produzirem e venderem sucessivamente mais unidades também seja cada vez maior de forma a compensar os crescentes acréscimos de custos.
Representação algébrica da Função Oferta:
Na sua forma mais simples, a função oferta pode ser apresentada apenas como a quantidade oferecida em função do preço do bem:
Qs(x) = a + bx |
em que “a” e “b” são constantes e “Qs(x)” significa “quantidade procurada do bem x”
De uma forma mais completa, a função oferta pode ser apresentada como a quantidade procurada em função de diversas variáveis, nomeadamente o respectivo preço, o preço dos bens substitutos, o preço dos bens complementares, as expectativas futuras quanto ao preço do bem, o custo dos fatores produtivos, factores específicos como o clima por exemplo, e outros factores.
Qs(x) = a.Px + b.Ps – c.Pc + d.Ep + e.Fd + f.Fe + g.O |
em que “Qd(x)” significa quantidade procurada do bem x, “a”, “b”, “c”, “d”, “e”, “f”, “g”, são factores ponderadores de cada um dos determinantes, Px o preço do bem, Ps o preço dos bens substitutos, Pc o preço dos bens complementares, Ep o efeito das expectativas futuras quanto ao preço do bem, Fd o custo dos fatores produtivos, Dm a dimensão do mercado, Fe factores específicos como o clima por exemplo, e O outros factores.