O termo POST (sigla da expressão inglesa Power On Self Test) designa os testes de hardware que são executados automaticamente quando o computador é ligado. Verifica se há algum problema básico de teclado, memória, placas controladoras, etc.
O POST faz uma série de verificações de sistema geridas pelo computador e outros dispositivos eletrónicos quando eles estão ligados. O resultados do teste pode ser apresentado num ecrã, através de leds a piscar, ou simplesmente gravados internamente. Em sistemas de computadores, a operação POST é executada no início da sequência de inicialização. Se todos os testes de passarem, o resto do processo de inicialização continua automaticamente.
Os Macs e os PCs com Windows executam um POST cada vez que o computador for inicializado ou reiniciado. A análise verifica o hardware e garante que o processador, memória RAM e dispositivos de armazenamento estão todos a funcionar corretamente. Se for encontrado um erro durante o POST, o processo de inicialização pode pausar ou parar completamente e o erro pode ser exibido no monitor. Em PCs, os erros de POST são muitas vezes exibidos no ecrã de informações da BIOS. Eles podem ser emitidos como códigos enigmáticos, tais como o código 08 para uma memória com erros, ou como uma mensagem do sistema, tais como a memória RAM falhou. Em Macs, os erros de POST são muitas vezes indicados por um gráfico simples, como um ícone com uma pasta partida que indica que não foi encontrado ou não há um dispositivo de armazenamento.
Em alguns casos, o monitor do computador não pode sequer ligar antes dos erros de POST. Se isso acontecer, os códigos de erro podem ser mostrados através das luzes dos leds piscarem ou sons audíveis (beep). Por exemplo, um computador Apple iMac emitirá três toques sucessivos, seguidos de uma pausa de cinco segundos, em seguida, repete os toques quando uma RAM com erros é encontrada durante a inicialização. A maioria dos PCs também emitem sinais sonoros quando são detectados erros de POST, embora cada fabricante utilize o seu próprio código.
O POST é um termo bastante técnico que só os técnicos de computador usam de uma forma regular. O POST irá ajudá-lo a entender melhor as mensagens de erro que podem aparecer em computadores ou outros dispositivos eletrónicos. Se o computador não se iniciar devido a um erro POST, o utilizador pode usar um dispositivo diferente para procurar o significado e a causa do erro, possivelmente a partir do site do fabricante. Então o utilizador pode tomar as medidas adequadas, tais como a remoção de um módulo de memória ou recolocar a placa de vídeo, e então, o utilizador pode tentar iniciar o computador novamente.
O que fazer quando dá erro no POST
Remover novo hardware
Se um novo hardware foi adicionado recentemente ao computador, remova esse hardware para ter certeza que não é a causa do seu problema. Se o computador funcionar depois de remover o novo hardware, isso pode significar algumas coisas. Ou o novo hardware não é compatível com o seu computador ou o novo hardware está com defeito.
Remova todos os discos ou dispositivos USB
Remova todos os discos, CDs ou DVDs, que estão no computador. Se algum dispositivo USB (iPods, discos, telemóveis, etc) está conectado, desligue-o também. Reinicie o computador e verifique se alguma coisa muda.
Desconecte os dispositivos externos
Remover tudo o que está ligado ao computador, exceto o cabo de alimentação. Ligue o computador e veja se ele tem um comportamento normal. Se estiver normal, ligue o monitor para ver se alguma mudança ocorreu.
Identificar código de sinais sonoros
Se estiver a receber uma sequência de sinais sonoros, consulte a página de códigos beep do fabricante do computador para obter uma listagem de diferentes códigos beep e da sua explicação. Estes códigos de beep são destinados a ajudar a identificar qual é o componente do computador que está a falhar ou que está avariado.
Verifique todos as ventoinhas
O utilizador faz a verificação de todas as ventoinhas do computador para saber se estão a funcionar. Se uma ventoinha falhou (especialmente a ventoinha do dissipador de calor para o CPU), o computador poderá estar em sobreaquecimento ou detectar a falha da ventoinha, e faz com que o computador não arranque.