POP3

O termo POP3 (Post Office Protocol, versão 3) designa o protocolo actualmente mais usado para permitir o acesso de clientes de e-mail aos servidores.

O termo POP3 (sigla da expressão inglesa Post Office Protocol, versão 3) designa o protocolo actualmente mais usado para permitir o acesso de clientes de e-mail aos servidores.

O POP3, por vezes referido como apenas POP, é um método simples e padronizado de envio das mensagens de e-mail. Um servidor de correio POP3 recebe emails e filtra-os para as pastas apropriadas do utilizador. Quando um utilizador conecta-se ao servidor de correio para recuperar o seu e-mail, as mensagens são transferidas a partir do servidor de correio para o disco rígido do utilizador.

Ao configurar o seu cliente de e-mail, como o Outlook (Windows) ou o Mail (Mac OS X), o utilizador precisará digitar o tipo de servidor de correio usado pela sua conta de e-mail. Esse será tipicamente um servidor POP3 ou IMAP (Internet Message Access Protocol ou Protocolo de acesso a mensagem da Internet). Os servidores de correio IMAP são um pouco mais complexos do que os servidores POP3 e permitem que as mensagens de correio eletrónico possam ser lidas e armazenadas no servidor. Muitas interfaces webmail usam servidores de correio IMAP para que os utilizadores possam gerir todos os seus emails online.

Ainda assim, a maioria dos servidores de correio utilizam o protocolo POP3, porque é simples e bem suportado. O utilizador pode ter que verificar com o seu ISP (Internet service provider ou Fornecedor de Serviços da Internet) ou com quem gere a sua conta de email para descobrir quais configurações são usadas para configurar o seu programa de correio. Se a sua conta de e-mail está num servidor de correio POP3, o utilizador precisará digitar o endereço do servidor POP3 correto nas suas configurações do programa de email. Normalmente, isso é algo como mail.nomedoservidor.com ou pop.nomedoservidor.com. Claro que, para recuperar com sucesso o seu e-mail, o utilizador terá que digitar também um nome de utilizador e senha válidos.

Comunicação de Cliente / Servidor

O POP3 é um protocolo regular TCP / IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet). Para dar o acesso ás caixas de correio, o software de servidor POP3 deve estar instalado e a funcionar continuamente no servidor onde as caixas de correio estão localizadas. Isto não tem necessariamente de ser o mesmo dispositivo físico de hardware que executa o software do servidor SMTP que recebe os emails para as caixas de correio. Um mecanismo como o NFS (Network File System) pode ser utilizado para permitir que os servidores POP3 e SMTP consigam ambos ver as caixas de correio localmente. Os clientes POP3 são os programas de email do utilizador final que fazem as conexões com os servidores POP3 para obter o correio. Temos por exemplo, o Microsoft Outlook, Eudora Email e assim por diante.

O POP3 usa o  para a comunicação, para garantir a transferência segura de comandos, respostas e dados de mensagens. Os servidores POP3 usam o número de porta 110 para pedidos de ligação de clientes POP3. Depois que uma conexão TCP é estabelecida, a sessão POP3 é ativada. O cliente envia comandos para o servidor, que responde com respostas e / ou com o conteúdo da mensagem de email.

Comandos e códigos de resposta

Os comandos POP3 têm três ou quatro letras de comprimento e são insensíveis ás maiúsculas e minúsculas. Todos eles são enviados em código ASCII simples e terminam com uma sequência CRLF, assim como com os comandos FTP e SMTP. As respostas POP3 também são textuais, mas o protocolo não usa o complexo mecanismo de resposta com um código de três dígitos do FTP (e SMTP). Na verdade, ele define apenas duas respostas básicas:

+ OK: Uma resposta positiva, enviada quando um comando ou ação foi bem sucedido.

ERR: Uma resposta negativa, enviada para indicar que ocorreu um erro.

Estas mensagens podem ser acompanhados de um texto explicativo, especialmente no caso de uma resposta ERR, para fornecer mais informações sobre a natureza do erro.

Estados da sessão

  • Estado de autorização: O servidor fornece uma saudação ao cliente para indicar que ele está pronto para utilizar os comandos. O cliente, em seguida, fornece informações de autenticação para permitir o acesso à caixa de correio do utilizador.
  • Estado de Transação: O cliente tem permissão para executar várias operações na caixa de correio. Estas incluem a listagem e obtenção de mensagens, e marcação das mensagens recuperadas para eliminação.
  • Atualizar Estado: Quando o cliente termina todas as suas tarefas e emite o comando QUIT, a sessão entra neste estado de forma automática, em que o servidor realmente elimina as mensagens marcadas para exclusão no estado de Transação. A sessão é, em seguida, concluída e a conexão TCP entre os dois é encerrada.

O POP3 é projetado de forma que apenas certos comandos podem ser enviados em cada um desses estados.

795 Visualizações 1 Total
795 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.