POP (Post Office Protocol)

POP (Post Office Protocol) designa um protocolo usado por clientes de correio electrónico para manipulação de arquivos de mensagens em servidores de email.

O termo POP (sigla da expressão inglesa Post Office Protocol) designa um protocolo usado por clientes de correio electrónico para manipulação de arquivos de mensagens em servidores de correio electrónico.

POP é um protocolo da camada de aplicação do modelo OSI que fornece aos utilizadores finais a capacidade de pesquisar e receber emails.

O POP é o protocolo primário por trás da comunicação por e-mail. O POP funciona através de um software cliente de email de apoio que integra o POP para conectar-se ao servidor de e-mail remoto e fazer download de mensagens de email para o computador do destinatário.
O POP usa o conjunto de protocolos TCP / IP para a conexão de rede e trabalha com o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) para a comunicação de e-mail, onde o POP puxa as mensagens e o SMTP empurra-as para o servidor. O Post Office Protocol está na sua terceira versão conhecida como POP 3 e é comummente usado na maioria das arquiteturas de comunicação de email de cliente / servidor.

História do POP

Em 1984, o RFC 918 foi publicado, e definiu o POP. A ideia por trás do POP era fornecer uma maneira simples para um computador cliente recuperar um email a partir de uma caixa de correio num servidor SMTP para que ele pudesse ser usado localmente.

O RFC para esta primeira versão do POP é de apenas 5 páginas, e o padrão definido é extremamente rudimentar. Ele descreve apenas uma sequência simples de operações que um utilizador dá um nome e uma senha para autenticação, e em seguida, transfere todo o conteúdo de uma caixa de correio. Simples é bom, mas há limites.

Em Fevereiro de 1985, o RFC 937 foi publicado: O Post Office Protocol – Versão 2 (POP2), expandiu as capacidades do POP, e definiu um conjunto muito mais rico de comandos e respostas. Isto inclui a capacidade importante de ser capaz de ler apenas certas mensagens, em vez de uma caixa de correio despejar todo o seu conteúdo. Naturalmente, isto veio à custa de um pequeno aumento na complexidade do protocolo, mas o POP2 ainda, assim, estava bastante simples.

Estas duas primeiras versões do POP foram usadas em meados dos anos 1980, mas não muito amplamente. A maioria das pessoas não estavam na Internet antes da década de 1990.

Em 1988, o RFC 1081 foi publicado, com a descrição da versão 3 do Post Office Protocol (POP3). Por esta altura, o computador pessoal (PC) foi a transição de uma curiosidade para um lugar de importância no mundo da informática e redes. O POP3 foi baseado no POP2, mas foi refinado e aprimorado com a ideia de proporcionar uma maneira simples e eficiente para os PCs e outros clientes que não estão normalmente conectados à Internet pudessem aceder e recuperar os emails.

O desenvolvimento do POP3 continuou até a década de 1990, com vários RFCs novos publicados a cada dois anos. O RFC 1081 tornou-se obsoleto, por sua vez, com as publicações dos RFCs 1225, 1460, 1725 e 1939. Apesar do grande número de revisões, o próprio protocolo não mudou muito desde 1988. Estes RFCs contêm apenas pequenos ajustes relativamente à descrição original do protocolo. O RFC 1939 foi publicado em 1996 e o POP3 não foi revisto desde aquela época, embora algumas RFCs subsequentes definam extensões opcionais e aditamentos ao protocolo básico, tais como os mecanismos de autenticação alternativos.

Enquanto o POP3 foi aprimorado e refinado, os seus desenvolvedores têm-se mantido fieis à ideia básica de um protocolo muito simples para a transferência de email rápido e eficiente. O POP3 é um protocolo baseado no estado simples e direto, como um cliente e servidor podem prosseguir através de três etapas durante uma sessão. Um pequeno número de comandos são definidos para executar tarefas simples, e mesmo depois de todas as mudanças e revisões descritas acima, o protocolo tem um mínimo de falhas.

Por razões que não são claras, quase todo os utilizadores referem-se ao Post Office Protocol com o seu número de versão, isto é, eles dizem POP3 em vez de POP. Isto é verdadeiro apesar da maioria das pessoas não usarem números de versão com muitos outros protocolos, e quase ninguém usar qualquer outra versão do POP de qualquer maneira.

Comparação do POP com o IMAP (Internet Message Access Protocol ou Protocolo de acesso a mensagem da Internet)

O POP é o padrão mais velho e muito mais simples. Enquanto o IMAP permite a sincronização e acesso online, o POP define comandos simples para a recuperação de email. As mensagens são armazenadas e tratadas localmente no computador ou noutro dispositivo.

O POP é, portanto, mais fácil de implementar e, normalmente, mais confiável e estável.

O POP também pode enviar correio?

O padrão POP define comandos para transferir emails de um servidor. Ele não inclui meios para enviar mensagens. Para o envio de e-mail, é usado o SMTP .

O POP tem desvantagens?

As virtudes do POP são também algumas das suas desvantagens. O POP é um protocolo limitado que permite que o seu programa de email não faça nada para além de fazer o download das mensagens para o computador ou outro dispositivo, com uma opção para manter uma cópia no servidor para download futuro.

Enquanto o POP permite que os programas de email mantenham o controlo de quais as mensagens já foram transferidas, por vezes, ele falha e as mensagens podem ser transferidas novamente.

Com o POP, não é possível aceder à mesma conta de email em vários computadores ou dispositivos e ter ações sincronizadas entre eles.

1970 Visualizações 1 Total
1970 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.