Cientologia

A cientologia, ou oficialmente a “Igreja de Cientologia”, foi fundada pelos aderentes de Lafayette Ron Hubbard (1911-86) em 1954, mas o movimento por detrás da cientologia data da publicação da obra de Hubbard intitulada Dianetics: The Modern Science of Mental Health (1950).

Introdução

A cientologia, ou oficialmente a “Igreja de Cientologia”, foi fundada pelos aderentes de Lafayette Ron Hubbard (1911-86) em 1954, mas o movimento por detrás da cientologia data da publicação da obra de Hubbard intitulada Dianetics: The Modern Science of Mental Health (1950). A dianética era um sistema terapêutico que Hubbard declarou ser a cura de doenças psicossomáticas, e era considerada a posição materialista da psiquiatria. Hubbard acentuou que era o seu objetivo ultrapassar as estratégias terapêuticas pouco espirituais que testemunhou na psiquiatria, e avançar com técnicas que possibilitassem a cada indivíduo a plenitude mental. Na antropologia de Hubbard, o homem é basicamente bom, e luta pela sobrevivência de várias coletividades categorizadas como “dinâmicas”. Na dianética e na cientologia, Hubbard adicionou vários níveis que levariam do individual à humanidade, e posteriormente, da humanidade à “grande urgência do infinito”, ou, por outras palavras, a “dinâmica de Deus”. A ética utilitarista de Hubbard levou-o a investigar um número de fenómenos sociais, e baseadas nos seus achados, existem atualmente quatro organizações para o aprimoramento da educação: a ABLE (Association fo Better Living and Education, e o centro de reabilitação Narconon.

 

Explicação

Na dianética assume-se que uma pessoa recebe e armazena impressões, os ditos “engramas”, memórias dolorosas de vida corrente ou de uma vida passada, que conduzem o indivíduo a cometer atos irracionais. O objetivo da dianética é levar o homem a alcançar o estado de racionalidade total. Assim, a terapia dianética baseia-se na “escuta”, que envolve um auditor que ouve as declarações do paciente. Para além dos princípios que sublinham os primeiros passos da “escuta”, os conteúdos dirigidos ao estado de racionalidade pura não são claros nem conhecidos por indivíduos estranhos a este círculo, uma vez que é considerado conhecimento perigoso se for parar às mãos de pessoas que nunca se submeteram a um exame.

Após um sem número de conflitos com os sistemas terapêuticos psiquiátricos e psicológicos estabelecidos, uma crise económica, e a perda dos direitos de autor do seu próprio livro, Hubbard formou uma nova organização, e assim foi fundada a Igreja de Cientologia em 1954. A partir de um posto de vista organizacional, a Igreja de Cientologia parece contrastar com a dianética. A dianética era mal-organizada, pública e impossível de gerir para Hubbard, enquanto a Igreja de Cientologia é hierárquica, com sistemas de controlo que asseguram que todos os empregados atuem de acordo com os desejos da organização. Tal ponto tem sido fortalecido com o decorrer do tempo, daí a fundação da Organização do Mar em 1967, onde um grupo de “cientólogos” se dedica a atividades passadas há mais de um bilhão de anos, e o acesso restringido às atividades e documentos pelo Centro Religioso Tecnológico.

O desenvolvimento organizacional tem sido identificado como uma das raras transformações de um culto numa seita. O culto consiste em requerentes de mente aberta que frequentam um meio cultual, ao passo que numa seita impera um pensamento único, a suposta salvação a ser seguida univocamente. No sistema de crenças da cientologia, é possível encontrar elementos da teosofia, religiões orientais, e atividades interplanetárias, sendo que é também enfatizado que os membros podem suster outras pertenças religiosas igualmente. Consequentemente, é difícil determinar o número de praticantes. Em muitos países a cientologia não preserva ficheiros concernentes à filiação de elementos centrais, e um grande núcleo de praticantes tem muito pouco contato com a igreja.

As amplas atividades da cientologia são difíceis de se encaixar num esquema classificatório de ciência médica, psiquiatria, religião, e atividades sociais em geral. Assim, a cientologia insiste que a “escuta” é uma atividade religiosa primária, e enfrentou problemas em ser reconhecida como um credo religioso em inúmeros países como a Grã-Bretanha, onde as atividades religiosas são coletivas.

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References:

Melton, J. G. (2000) The Church of Scientology, Signature Books, Lexington KY.

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