PCMCIA (Peripheral Computer Memory Card International Association)

PCMCIA designa um tipo de pequenos dispositivos de memória em forma de pequenos cartões, utilizados geralmente para computação portátil.

O termo PCMCIA (sigla da expressão inglesa Peripheral Computer Memory Card International Association) designa um tipo de pequenos dispositivos de memória em forma de pequenos cartões, utilizados geralmente para computação portátil (laptops e notebooks).

PCMCIA também pode significar, People Can’t Memorize Computer Industry Acronyms (as pessoas não conseguem memorizar acrónimos da indústria de computadores). Esta sigla demasiado comprida representa uma associação fundada em 1989 que desenvolve padrões para as placas de expansão para computadores portáteis. No entanto, o termo é mais comummente associado ás placas reais padronizadas pela organização. Estas placas são referidas como placas PCMCIA, ou simplesmente cartões de PC.

As Placas PCMCIA são ligeiramente maiores que um cartão de crédito padrão e ativam funcionalidades adicionais para computadores portáteis e outros dispositivos portáteis.

O termos cartão de PC (PC Card) está a ser usado como um substituto para cartão PCMCIA por causa das mudanças em curso na tecnologia e porque é muito mais fácil de lembrar. No entanto, o cartão de PC não deve ser confundido com uma placa PCI. Esta tecnologia está a ser substituída pelo novo padrão Express Card.

Existem três tipos de placas PCMCIA, e todos os quais são rectangulares e medem 8,56 por 5,4 cm, mas que têm diferentes larguras.:

  • Tipo I: até 3,3 mm. Grosso, usado principalmente para adicionar ROM ou RAM adicional.
  • Tipo II: até 5,5 mm. Grosso, normalmente usado para placas de fax / modem.
  • Tipo III: até 10,5 mm. Grosso, muitas vezes usado para prender unidades de disco portáteis.

Os slots PCMCIA também vêm em três tamanhos: um slot do tipo I pode conter um tipo de placa I, um slot Tipo II pode conter um tipo II de placa ou duas placas de Tipo I, e um slot Tipo III pode conter uma placa Tipo III ou uma placa Tipo I e outra placa de tipo II. Os cartões de PC podem ser removidos ou inseridos on the fly, o que significa que o utilizador não tem que desligar o computador para trocá-los e ele não precisa reiniciar o seu computador para reconhecê-las.

Serviços do cartão (Card Services)

Imaginemos que temos vários cartões de PC, mas apenas dois soquetes PCMCIA. Cada um desses cartões podem ter diferentes requisitos de recursos, tais como o pedido de interrupção de linhas (IRQ) endereços de I / O (Entrada / Saída), e faixas de memória. Como o utilizador pode configurar cada cartão, de modo que, não importe quais dos dois cartões foram conectados ao sistema sem nunca haver um conflito de recursos (ou seja, dois cartões que tentem usar a mesma interrupção). Se o utilizador tiver muitos cartões, pode ser muito difícil definir cada um para que jamais ocorra um conflito. Para resolver este problema, o padrão PCMCIA descreve uma camada de software chamada Card Services, que atua como uma espécie de bibliotecário de recursos do sistema. Quando o Card Services é iniciado, os recursos do sistema (intervalos de I / O, IRQ, e faixas de memória) são dados a ele. Esses recursos que lhe são atribuídos, são geralmente configuráveis através da execução de um programa fornecido com o software do sistema PCMCIA. O programa que faz a alocação de recursos pode ser um programa stand-alone, ou pode ser incorporado ao facilitador genérico. Os recursos utilizados podem ser listados num ficheiro, ou podem ser especificados na linha do comando Card Services. Tudo depende do fornecedor do software do sistema.

À medida que cada cartão de PC seja inserido no sistema, os Card Services distribuem esses recursos conforme necessário, para configurar a placa. Quando os cartões são removidos, esses recursos são devolvidos para o Card Services. Isso permite que qualquer combinação de cartões possa trabalhar sem conflitos, desde que o utilizador tenha os recursos do Card Services necessários para acomodar qualquer um deles.

624 Visualizações 1 Total
624 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.