O ouvido interno, constituído pela cóclea e pelos canais semicirculares, é uma estrutura relacionada com a audição e com o equilíbrio presente nos vertebrados (podendo apresentar algumas diferenças estruturais dentro deste grupo de animais). Nos invertebrados surgem outras estruturas ou órgãos responsáveis pelas funções de audição e equilíbrio.
Audição
Os estímulos sonos recebidos do exterior são recebidos pelo ouvido externo, passam pelo ouvido médio e pelo ouvido interno, sendo depois enviados e processados pelo cérebro. A cóclea (presente no ouvido interno) recebe as vibrações provenientes dos ossos do ouvido médio e, por sua vez, a informação é enviada para o nervo auditivo, cujas terminações se encontram na cóclea.
Equilíbrio
Os canais circulares são revestidos por um epitélio ciliado e são preenchidos por um líquido onde se encontram dispersos cristais de carbonato de cálcio. Nestas estruturas estão também presentes recetores nervosos que interpretam a posição do corpo de acordo com o movimento do líquido, dos cristais e dos cílios – de acordo com a posição do corpo, diferentes células nervosas são estimuladas.
References:
Kardong, Kenneth V. (2002). Vertebrates – comparative anatomy, function, evolution. MCGraw-Hill.