Conceito de Repressão
A repressão, ou termo também conhecido como recalcamento, é um dos mecanismo de defesa mais comuns. De acordo com Silva, consiste em esquecer ou afastar da consciência um pensamento ou sentimento indesejável e com uma forte carga afetiva, o qual constitui portanto uma ameaça, reprimindo-o e mantendo-o inconsciente. Esta definição vai ao encontro de Trzepacz e Baker, acrescentando-se ainda que, na repressão, o conteúdo indesejável não está acessível para recordação voluntária e continua armazenado no inconsciente, o que impossibilita aos pensamentos ou sentimentos desagradáveis de emergir à consciência e de causar ansiedade e angústia.
De acordo com Silva existem duas formas de repressão: uma primária em que o material recalcado sempre foi e permanece inconsciente; e uma secundária, a qual é consciente, e o indivíduo percebe a ameaça mas evita a todo o custo que o conteúdo causador de ansiedade seja evocado, uma vez que esta ansiedade é o que se procura evitar e é o que leva à repressão.
Trata-se de um mecanismo importante, pois permite proteger a pessoa contra eventos traumáticos e causadores de angústia.