Frottage

Nas artes plásticas, o termo Frottage de origem francesa, (do francês “frotter”, ou seja esfregar) é uma técnica artística que consiste em esfregar um lápis ou tinta sobre um objecto através de um papel com o fim de obter sua textura e a sua forma. Consiste na técnica utilizada para a criação de texturas numa superfície de papel, apoiando-a uma base rugosa e esfregando-a com um lápis macio.

Frottage

Frottage

Frottage é a técnica de copiar a textura e forma de um objecto, colocando uma folha de papel em cima e esfregando com um lápis, um pastel ou outro objecto de desenho similar. Foi um método explorado pelos surrealistas onde o artista utiliza um lápis ou outra ferramenta de desenho e faz uma “fricção” sobre uma superfície texturizada.

O desenho pode ser deixado como está, ou pode ser utilizado como base para desenvolver outra criatividade. Embora superficialmente similar à fricção em latão e a outras formas de “esfregar”, visando reproduzir um objecto já existente, a técnica do frottage difere por ser aleatória.

Foi desenvolvida pelo artista Max Ernst, pintor alemão, naturalizado norte-americano e depois francês, pertencente ao movimento surrealista. Depois de Ernst, inspirado por um piso de madeira antiga, onde o grão das pranchas tinha sido acentuado por muitos anos de esfregar, tem a ideia de colocar uma folha (papel) no chão de madeira de seu ateliê e copiar a sua textura, desenvolvendo assim, a técnica de frottage.

1985 Visualizações 1 Total
1985 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.