Conceito de Glaucoma
Um glaucoma é uma doença dos olhos caracterizada pela lesão do nervo óptico originada pelo aumento da pressão intra-ocular, levando a uma redução da visão ou mesmo à cegueira. A pressão do líquido ocular (humor aquoso) na parte anterior do cristalino faz aumentar a pressão do líquido (humor vítreo) na parte posterior do cristalino; a pressão exercida na parte posterior do olho sobre a retina diminui o fluxo sanguíneo e provoca lesões nos bastonetes e cones sensíveis, levando à perda de visão periférica ou a pontos negros no campo visual.
Geralmente o glaucoma não tem uma causa conhecida sabendo-se apenas que está relacionada com uma interrupção na corrente do fluído ocular (o chamado humor aquoso). Se os canais de saída do fluído estiverem abertos, designa-se glaucoma de ângulo aberto; se os canais estiverem bloqueados pela íris, denomina-se glaucoma de ângulo fechado.
Se detectado numa fase inicial, o tratamento médico pode evitar o agravamento das lesões, daí que seja aconselhável a visita ao oftalmologista, principalmente após os 40 anos.