No âmbito do informática, o termo Default designa um valor padrão, isto é, uma opção, valor ou acção utilizada automaticamente pelo sistema informático, caso o utilizador não tenha efectuado as suas especificações.
Default é um nome que descreve uma configuração ou configuração padrão. Embora não seja específico para computadores, ele é comummente usado na terminologia TI (Tecnologias de Informação). Em informática, default pode descrever várias coisas, incluindo hardware, software e configurações de rede.
Uma configuração de hardware default (ou configuração padrão) é um sistema de pré-construído com as especificações padrão. Isso inclui os componentes padrão, como o CPU, a RAM, o dispositivo de armazenamento e a placa de vídeo. As lojas de informática têm, tipicamente, configurações de hardware padrão, enquanto as lojas online são mais propensas a oferecer opções de personalização.
Em software, default descreve as configurações predefinidas. Por exemplo, quando o utilizador instala um programa pela primeira vez, ele irá carregar as preferências padrão. Se o utilizador quiser alterar essas configurações, ele pode abrir a janela Preferências e modificar as opções padrão para atender às suas necessidades. O navegador web do utilizador, por exemplo, pode abrir novas páginas em separadores por padrão. Se preferir janelas em vez de separadores, ele pode alterar a seleção predefinida na janela de Preferências. Alguns aplicativos oferecem um comando para restaurar as configurações padrão, que permite que o utilizador possa reverter para as configurações padrão a qualquer momento.
Em redes, default é muitas vezes usado em referência a protocolos. Por exemplo, um servidor web pode servir páginas web em HTTP (Hyper Text Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto) por padrão, mas também pode oferecer uma opção mais segura como o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure ou protocolo de transferência de hipertexto seguro). Os protocolos comuns, como o FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos) e o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ou Protocolo de transferência de correio simples) são normalmente atribuídos números padrão de porta, mas podem ser alteradas por razões de segurança.
Exemplos:
Localização Default
A localização padrão é onde um programa padrão é utilizado primeiro quando se quer salvar ou instalar um programa. Por exemplo, com os programas do Microsoft Windows, a localização padrão para a instalação de programas é a pasta Program Files e o local padrão para os documentos é a pasta Meus Documentos.
Configurações Default
As configurações padrão de um programa são as configurações escolhidas pelo desenvolvedor do software e não do utilizador. Por exemplo, ao abrir o Microsoft Word, a configuração padrão da fonte é um tamanho de fonte com o número 11.
Programa Default
Um programa padrão é o programa abre um determinado tipo de ficheiro. Por exemplo, a extensão de ficheiro XLS pode ser padronizada para o Microsoft Excel, e ao abrir o ficheiro é aberto no Microsoft Excel.
Navegador Default
O navegador padrão é o navegador de Internet que o computador escolheu para navegar na Internet. Por exemplo, com o Microsoft Windows o navegador padrão é o Internet Explorer e com os computadores da Apple é o Safari.