Biografia de Osvaldo Gonçalves Cruz
Osvaldo Gonçalves Cruz (São Luís do Paraitinga, SP, 5 de agosto de 1872 – Petrópolis, 11 de fevereiro 1917) foi um célebre médico e sanitarista brasileiro. Destaca-se por ter sido pioneiro na medicina experimental e no estudo de doenças tropicais no Brasil depois de ter efetuado os seus estudos em Paris. Combateu a peste bubónica em São Paulo e, enquanto Diretor-Geral de Saúde Pública, em 1903, assumiu a responsabilidade pela erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro, bem como nos Estados do Pará e da Amazónia. De referir ainda a responsabilidade pela reformulação do Código Sanitário e a remodelação dos serviços de saúde e higiene no Brasil. Graças aos seus trabalhos na área da medicina, conquistou para o Brasil o primeiro prémio no Congresso Internacional de Higiene e Demografia em Berlim (1907).
Além dos seus trabalhos na área da medicina foi também Prefeito de Petrópolis (1916-1917), tendo traçado um vasto plano de urbanização desta cidade. Foi ainda membro da ABL (Academia Brasileira de Letras).
O Instituto Soroterápico, destinado à criação de soros e vacinas, com sede em Manguinhos, no Rio de Janeiro, tem atualmente o seu nome.