O que significa Apóstolo
O termo Apóstolo (do grego apóstolos, que em português significa ‘aquele que é enviado em missão’) surge no Novo Testamento, nomeadamente no Evangelho de Lucas (Lucas 6:13) para designar cada um dos doze discípulos escolhidos por Jesus e posteriormente enviados a Israel e ao mundo para pregar o Evangelho. Apesar de não ser um dos doze discípulos que viveram com Jesus, São Paulo também é considerado pelos cristão como um dos Apóstolos. Constata-se também que logo após a ressurreição de Cristo, vários outros foram enviados para pregar o Evangelho, pelo que o número de Apóstolos teria sido muito superior aos doze escolhidos.
Sendo um enviado de Jesus, a missão fundamental do Apóstolo é a de pregar, fundar e liderar a Igreja em nome de Cristo. Num sentido mais lato, a palavra Apóstolo designa todo aquele que é enviado por Deus para proclamar e testemunhar a fé de Cristo e da sua Igreja. Palavras relacionadas tais como apostolado ou apostólico referem-se à própria acção de pregar ou espalhar a palavra de Cristo.
Lista dos Doze Apóstolos
De acordo com a tradição Cristã, foram doze os Apóstolos escolhidos por Jesus, os quais são nomeados nos Evangelhos de Marcos e de Lucas e no Livro dos Actos dos Apóstolos. São eles: Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu (ou Judas Tadeu), Simão, o Zelote e Judas Iscariotes. Outros importantes Apóstolos são Paulo, Matias, Tiago e Barnabé.