Conceito de Plastídio
Os plastídios são organelos presentes praticamente em todas as plantas e algas, em moluscos marinhos e em alguns parasitas protistas. Pensa-se que têm uma origem endossimbiótica, sendo esta teoria suportada pela presença de um invólucro com duas membranas com composição diferente; por terem um genoma próprio do tipo procarionte (molécula de DNA circular não associada a proteínas); por possuírem ribossomas do tipo procarionte, capazes de produzirem as suas próprias proteínas; por se formarem através da divisão de plastídios pré-existentes; e por possuírem semi-autonomia genética (sintetizam proteínas através de RNA produzido por si e pelo núcleo da células). Existem diferentes tipos de plastídios, que se desenvolvem consoante as necessidades de cada célula diferenciada, sendo em grande parte determinado pelo genoma nuclear.
Tipos de plastídeos:
- Protoplastídio – são indiferenciados e dãoorigem aos outros plastídios;
- Estioplasto – tipo de cloroplasto que se desenvolve em sistemas que não estiveram expostos à luz; se na presença de luz, converte-se em cloroplasto;
- Leucoplasto – envolvido em processos de síntese e de acumulação:
o Amiloplasto – local de síntese e reserva de amido;
o Elaioplasto – síntese e acumulação de lípidos;
- Cromoplasto – ricos em carotenoides, que irão dar cor aos frutos e flores;
- Gerontoplasto – envolvidos no desmantelamento dos componentes fotossintéticos durante o processo de senescência;
- Cloroplasto – possui clorofila e é o organelo onde se realiza a fotossíntese.
Todos os plastídios têm origem em protoplastídios, que são organelos pequenos presentes nas células imaturas dos meristemas vegetais. Apesar de terem a capacidade de produzir proteínas, os plastídios não conseguem sintetizar todas as que necessitam, sendo as restantes proteínas codificadas pelo genoma nuclear e importadas do citoplasma para o seu interior. Estes organelos dividem-se por fissão antes de ocorrer a citocinese e distribuem-se igualmente pelas duas células filhas, juntamente com o resto do citoplasma.