O termo SMDS (Switched Multimegabit Data Services) designa um tipo de serviços de pacotes de alta velocidade comutado que pode fornecer velocidades acima de 34 Mpbs.
O SMDS é um dos pacotes de serviços público destinado às empresas que precisam de trocar grandes quantidades de dados com outras empresas através da rede de área ampla com intervalos não constantes. O SMDS fornece uma arquitetura para este tipo de troca de dados e um conjunto de serviços. Em geral, o SMDS estende o desempenho e a eficiência da rede de área local de uma empresa (LAN) sobre uma vasta área conforme a necessidade comutada.
O SMDS não é um protocolo, mas sim um serviço de telecomunicações. O SMDS é sem conexão, o que significa que não há necessidade de configurar uma conexão através da rede antes de enviar os dados. Ou seja, a comunicação sem conexão é aquela em que o remetente não verifica a existência de um receptor antes de enviar. É análogo ao envio de cartas pelo correio, sem verificar o endereço de receção correto.
Os pacotes SMDS contêm até 7168 bytes de dados, que é grande o suficiente para aceitar os pacotes da LAN mais comuns. Cada pacote inclui o endereço de origem e o endereço de destino e é enviado separadamente de outros pacotes.
Cada empresa que usa o SMDS é atribuído de um a dezasseis endereços únicos SMDS, dependendo das necessidades. Um endereço é um número de dez dígitos que parece-se com um número de telefone comum.
O SMDS também fornece pacotes de transmissão para os vários endereços SMDS. A cada empresa SMDS é atribuído um ou mais endereços de grupos que podem ser utilizados para definir os grupos de destino. O endereçamento de grupo é semelhante à LAN. Ele permite que os protocolos, como o TCP / IP, use a resolução de endereços dinâmicos e atualizações de encaminhamento.
Desde que o SMDS é um serviço público, qualquer cliente SMDS pode trocar dados com qualquer outro cliente. O SMDS Interest Group, uma associação de prestadores de serviços, fabricantes de equipamentos, desenvolve especificações técnicas, promove a consciencialização da SMDS, estimula novas aplicações, e garante a interoperabilidade dos serviços em todo o mundo. A sua página principal da Internet fornece uma lista de empresas que prestam serviços SMDS.
Embora o SMDS seja uma solução confiável e de alta velocidade, é bastante caro. Tem sido amplamente substituídos por tecnologias mais recentes, como o MPLS (Multiprotocol Label Switching) e telecomunicações baseados em IP.
Especificações SMDS
SMDS Interface Protocol (SIP):
O protocolo SIP é projetado para o SNI (subscriber network interface ou interface de rede do subscritor). O SIP baseia-se no IEEE 802.6 DQDB, e é definido em três camadas. O SIP Nível 3 processa os quadros de dados a partir de camadas superiores, que podem ser até 9188 bytes de comprimento. O SIP Nível 2 divide os quadros de Nível 3 numa série de 53 pacotes de bytes. O SIP Nível 1 é composto por duas subcamadas, Physical Layer Convergence Protocol (PLCP) e o Physical Medium Dependent Protocol (PMDP). O PLCP define como as células são mapeadas para a camada física, enquanto o PMDP define o meio físico real.
SIP Nível 3
O SIP Nível 3 aceita os dados de comprimento variável de camadas mais altas, adiciona os campos de cabeçalho apropriados e faz a sequência de verificação do quadro. O campo de dados pode ser até 9188 bytes de comprimento. Um campo de bloco é usado para assegurar que o campo de dados termina num limite de quatro bytes (32 bits). Um campo opcional CRC-32 pode ser incluído para proporcionar a verificação de erros. O campo de cabeçalho é de 36 bytes de comprimento, e inclui a origem e o destino de endereçamento, comprimento, e informações do protocolo da camada superior.
SIP Nível 2
O SIP Nível 2 segmenta a estrutura de Nível 3 para uma série de segmentos curtos, de comprimento fixo concebidos para a transmissão pela rede telefónica. O SIP Nível 2 está em conformidade com o IEEE 802.6 DQDB, então, o hardware projetado para o DQDB pode ser usado com SMDS.
Cada um dos pequenos segmentos são de 53 bytes de comprimento, e contêm 44 bytes de dados. Os 44 bytes de dados são precedidos por 7 byes de cabeçalho. O cabeçalho contém campos para o controlo de acesso, controlo de rede (não utilizado na SMDS), tipo de segmento (início da mensagem, continuação da mensagem e final da mensagem), um número de sequência, e um identificador de mensagem.
SIP Nível 1
O SIP Nível 1 é responsável pela colocação dos 53 bytes de segmentos criados pelo SIP Nível 2 sobre o meio físico. Uma variedade de diferentes meios físicos são suportados. O SIP Nível 1 é composto por duas subcamadas, Physical Layer Convergence Protocol (PLCP) e o Physical Medium Dependent Protocol. O PLCP define como as células são mapeadas para a camada física, enquanto o PMDP define o meio físico real.