Quimerismo

Conceito de Quimerismo

A ocorrência num individuo de duas ou mais populações celulares de diferentes constituições cromossomais, derivadas de indivíduos diferentes, é denominada quimerismo. Isto contrasta com o mosaicismo, no qual diferentes populações celulares são derivadas de um único individuo ou zigoto. Neste sentido, o termo quimerismo é utilizado quando um indivíduo contém populações de células derivadas de diferentes indivíduos (células que não são as do próprio individuo). Quando existem baixos níveis destas células, utiliza-se o termo microquimerismo.

Durante a gravidez ocorre um tráfego bidirecional entre a mãe e o feto, sendo que as células fetais passam para a circulação materna durante o curso de uma gravidez normal. As células fetais podem ser detetadas no sangue periférico materno até três décadas após o parto. As células maternas também passam para a circulação fetal. Estas constituem outras formas de quimerismo, ou mais concretamente, microquimerismo.

O microquimerismo pode estar também na base na patogénese de algumas doenças reumáticas autoimunes. No entanto, é uma hipótese que necessita de mais estudos.

1217 Visualizações 1 Total
1217 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.