Conceito de Exocitose
A exocitose é um processo através do qual as células libertam substâncias para o meio extracelular. É um processo que envolve gasto de energia por parte das células. Através da exocitose são transportadas macromoléculas que, pelas suas dimensões, não poderiam ser transportadas por difusão nem por transporte ativo.
No citoplasma da célula formam-se vesículas que englobam as substâncias a transportar e que depois se fundem com a membrana citoplasmática, abrindo-se então uma abertura por onde as substâncias são então libertadas. A fusão das vesículas de exocitose com a membrana citoplasmática promove o crescimento desta (já que a membrana das vesículas se integra na membrana citoplasmática) e compensa assim as perdas que ocorrem pela formação de vesículas de endocitose.
A secreção de hormonas por glândulas endócrinas ou a libertação de enzimas são exemplos de exocitose. Este processo pode também ocorrer para libertação substâncias nocivas para as células ou resíduos da digestão intracelular.
Nos seres pluricelulares ocorrem dois tipos de exocitose:
- constitutiva: transporte que ocorre de forma contínua (exemplo: a libertação de enzimas pancreáticas);
- regulada: as vesículas de exocitose acumulam-se junto à membrana citoplasmática, libertando o seu conteúdo para o exterior da célula apenas quando recebem um determinado estímulo (exemplo: a libertação de neurotransmissores em impulsos nervosos)