Serviços de Hospedagem na Internet
O serviço geralmente designado como hospedagem na Internet (ou Web Hosting) nasceu com a popularização da Internet no início da década de 90. Este tipo de serviços incluem, geralmente, não apenas a cedência de espaço num servidor Web para alojamento de sites da Internet, mas também os serviços de registo e gestão de domínios, o fornecimento de contas de correio electrónico, fornecimento de ferramentas de criação e gestão de páginas e conteúdos, apoio técnico, entre outros. Por fim, outros aspecto importante a ter em conta são as linguagens de programação aceites pelos servidores de alojamento. Alguns exemplo de linguagens de programação mais comuns para web são PHP, ASP.NET, PERL, JSP e PYTTHON.
Existem vários tipos de hospedagem, sendo os mais comuns, a hospedagem gratuita, hospedagem partilhada e a hospedagem em servidor dedicado:
- Hospedagem Grátis: A maioria dos serviços gratuitos de hospedagem são muito limitados quando comparados à hospedagem paga, quer em termos de espaço, quer de tráfego, quer ainda em termos de linguagens suportadas. Além disso, este tipo de serviços incluem geralmente banners publicitários que são colocados em cada uma das páginas alojadas.
- Shared Hosting (em português, alojamento partilhado) – Este tipo de web hosting, oferecido por empresas especializadas, caracteriza-se pela partilha do servidor web e dos seus recursos pelos seus diferentes clientes. Geralmente os Websites mais pequenos e com tráfego reduzido optam por este tipo de alojamento. Neste tipo de hospedagem, dezenas, centenas ou mesmo milhares de sites são hospedados num mesmo servidor, permitindo um melhor custo-benefício, sendo por isso o tipo de serviço de hospedagem mais utilizado.
- Dedicated Hosting (em português, alojamento dedicado) – Neste tipo de web hosting, o servidor web e todos os seus recursos são utilizados em exclusivo por um único cliente ou Website, sendo geralmente utilizados por Websites de maior dimensão e com elevado tráfego. Aqui, é alojado apenas um site no servidor, tornando-o mais eficaz e fácil de controlar. Contudo, além de significativamente mais caro, obriga à existência de um profissional qualificado que faça a sua gestão e que assegure a sua segurança contra ataques de hackers.
- Colocation/Housing (Alojamento de Servidores) – Esta modalidade de Web Hosting é muito semelhante ao Dedicated Hosting com a única diferença a residir no facto do servidor web ser propriedade do cliente, sendo este responsável não apenas pelo software mas também pelo hardware.
- Reseller Hosting (Revenda) – A revenda consiste na possibilidade do cliente alocar parte do espaço reservado para a sua conta a outros clientes. Neste caso o cliente passa a actuar de modo semelhante à empresa de alojamento web, mas não tendo quaisquer preocupações com o software nem com o hardware de servidor web.
- VPS (Virtual Private Server) – Uma VPS (Virtual Private Server) consiste num servidor particionado, onde cada conta tem acesso aos recursos da própria máquina de forma independente, isto é, como se cada uma dessas partições fosse um servidor dedicado.