EGA (Enhanced Graphics Architecture)

O termo EGA (sigla da expressão inglesa Enhanced Graphics Architecture) designa um tipo de placa gráfica que exibe resoluções de até 640 x 350 pixels.

O termo EGA (sigla da expressão inglesa Enhanced Graphics Architecture) designa um tipo de placa gráfica que exibe resoluções de até 640 x 350 pixels. É um tipo de placa gráfica superior ao CGA, mas inferior ao VGA e SUPERVGA. Actualmente já não são fabricadas placas gráficas do tipo EGA.

Em 1984, a IBM introduziu o EGA. Isso melhorou a aparência dos monitores anteriores, e tornou possível ler texto mais facilmente. No entanto, o EGA não oferece uma resolução de imagem suficiente para aplicações de alto nível, tais como design gráfico e edição de imagens. Este modo tornou-se essencialmente obsoleto, embora às vezes seja encontrado em processadores de texto antigos e PCs em casas particulares.

Um EGA é uma placa gráfica para os computadores pessoais da IBM. Isso significa que tem os circuitos eletrónicos necessários no computador para mostrar as imagens no ecrã. O EGA representa um adaptador gráfico melhorado, em comparação com um CGA.

Embora fosse um avanço na época, pelos padrões de cor de hoje, o EGA é limitado: 16 cores de uma paleta de 64 cores podem ser mostrados ao mesmo tempo no ecrã.

A placa EGA inclui uma ROM de 16 KB para estender a BIOS do sistema para funções gráficas adicionais, e inclui um controlador CRT personalizado que tem um modo de compatibilidade com o chip Motorola MC6845.

Cada uma das 16 cores pode ser atribuído um código único de cor RGB. As 64 cores da paleta são um conjunto de cores RGB equilibradas que compreende todas as combinações possíveis de dois bits por pixel para vermelho, verde e azul. O EGA também inclui versões de 16 cores completas dos modos gráficos CGA de 640 × 200 e 320 × 200. Os modos gráficos EGA de 4 bits também são notáveis para um uso sofisticado em conjunto com operações bit a bit do CPU, o que constitui um acelerador gráfico.

Os modos CGA originais também estão presentes, embora o EGA não seja 100% compatível a nível de hardware com o CGA. O EGA pode mostrar imagens num monitor MDA através de uma configuração especial de interruptores na placa. Apenas com gráficos de alta resolução monocromáticas de 640 × 350 e o modo de texto MDA padrão estão disponíveis neste modo.

Capacidades de saída

Suportes EGA:

  • 640 × 350 com 16 cores, proporção de pixel de 1: 1,37
  • 640 × 350 com 2 cores proporção de pixel de 1: 1,37
  • 640 × 200 com 16 cores, proporção de pixel de 1: 2,4
  • 320 × 200 com 16 cores, proporção de pixel de 1: 1,2

Modos de texto:

  • 40 × 25 com 8 × 8 pixels de fonte
  • 80 × 25 com 8 × 8 pixels de fonte
  • 80 × 25 com 8 × 14 pixels de fonte
  • 80 × 43 com 8 × 8 pixels de fonte

Modos gráficos estendidos de placas de terceiros:

  • 640 × 400
  • 640 × 480
  • 720 × 540

Especificações

A EGA usa um conector fêmea D de 9 pinos que é idêntico ao conector CGA. A interface do hardware, incluindo a configuração de pinos, é em grande parte compatível com CGA. As diferenças estão no reaproveitamento de três pinos para sinais RGB secundários do EGA: um pino CGA foi alterado para verde secundário. O segundo pino do CGA foi alterado para vermelho secundário e outro pino é usado para azul secundário.

O monitor EGA IBM 5154 tem um modo especial IBM 5153 de compatibilidade CGA quando se opera com sinais de sincronismo CGA, e mudará automaticamente para a pinagem CGA para evitar todos os problemas mencionados ao operar neste modo.

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