Conceito de Espondilite
A Espondilite designa uma inflamação nas vértebras, sendo a sua forma mais comum a Espondilite Anquilosante, um tipo de reumatismo inflamatório crónico que afecta preferencialmente a coluna vertebral e as suas articulações na bacia (articulações sacroilíacas). Pode afectar indivíduos ainda jovens, com idades a partir dos 15 anos.
Não existem grandes certezas sobre as causas da doença mas acredita-se existir influência genética, tendo em conta que o seu grau de incidência é entre 10 a 20 vezes superior em indivíduos cujos pais ou irmãos sofram dela.
Os sintomas da Espondilite incluem dores nas costas e nas regiões nadegueiras, dores ao fazer movimentos, rigidez da coluna, e ocasionalmente febre. Quando não tratada, a evolução natural da rigidez leva à fixação na coluna numa posição característica de encurvamento do segmento dorsal (a chamada “marreca”. Esta doença inicia-se geralmente na região lombar baixa progredindo ao longo dos anos de forma ascendente. A dor tem tendência a agravar com o repouso durante a noite e a melhorar ao longo do dia com o movimento.
O diagnóstico da doença pode ser confirmado por radiografia para verificação do grau de deterioração das articulações entre a coluna e a bacia e a formação de pontes ósseas entre as vértebras, contagem dos glóbulos brancos e verificação do aumento da velocidade de sedimentação.