A expressão Cliente Servidor (Client/Server) designa um princípio de funcionamento de aplicações, na qual a informação se encontra dispersa pelos servidores, em vez de estar concentrada centralmente, onde é passível de ser consultada pelos “clientes”, lógica e geograficamente dispersos.
Cliente / servidor é um modelo de relacionamento em que um programa (o cliente ) solicita um serviço ou recurso de outro programa (o servidor).
Embora o modelo cliente / servidor possa ser utilizado por programas dentro de um único computador, é um conceito mais importante para a rede de computadores. Neste caso, o cliente estabelece uma conexão com o servidor através de uma rede de área local (LAN) ou rede de área ampla (WAN), como a Internet. Uma vez que o servidor tenha cumprido o pedido do cliente, a conexão é encerrada. Se o navegador da Internet é um programa cliente que solicitou um serviço de um servidor, de fato, o serviço e recurso do servidor fornecido é a apresentação da página da Internet.
As operações do computador em que o servidor cumpre um pedido feito por um cliente são muito comuns e o modelo cliente / servidor tornou-se uma das ideias centrais da rede de computadores. A maioria dos aplicativos de negócios usa o modelo cliente / servidor tal como faz o programa principal da Internet, o TCP / IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol). Por exemplo, quando o utilizador verifica a sua conta bancária a partir do seu computador, um programa cliente no seu computador envia um pedido para um programa de servidor no banco. Esse programa pode, por sua vez, transmitir um pedido ao próprio programa cliente, que envia uma solicitação para uma base de dados do servidor noutro computador do banco. Uma vez que o saldo da sua conta fosse recuperado a partir da base de dados, ele é retornado para a base de dados do cliente, que por sua vez envia de volta para o cliente no seu computador pessoal, que, em seguida, exibe as informações para o utilizador.
Ambos os programas cliente e programas de servidor são muitas vezes parte de um programa maior ou de um aplicativo. Como vários programas cliente partilham os serviços do mesmo programa do servidor, um servidor especial chamado de daemon pode ser ativado apenas para aguardar os pedidos de clientes. Em termos de marketing, o cliente / servidor já foi usado para distinguir a computação distribuída por computadores pessoais (PCs) do modelo de computação monolítico e centralizado usado por mainframes. Esta distinção tem desaparecido em grande parte, no entanto, como os mainframes e as suas aplicações também voltaram-se para o modelo cliente / servidor e tornaram-se parte da computação de rede.
Outros modelos de programas de relacionamento incluiu mestre / escravo e peer-to-peer (P2P). No modelo P2P, cada nó da rede pode funcionar como um servidor e um cliente. No modelo mestre / escravo, um dispositivo ou processo (conhecido como o mestre) controla um ou mais dispositivos ou processos conhecidos (como escravos). Uma vez que a relação mestre / escravo é estabelecida, a direção do controlo é sempre da mesma maneira, do mestre para o escravo.