Fundação: 30 de Maio de 1925.
Cidade/país: São Petersburgo, Rússia.
Estádio: Petrovsky.
Cor equipamento principal: Azul-celeste.
Principais rivais: CSKA de Moscovo, Dínamo de Moscovo e Spartak de Moscovo.
Epíteto: Zenitchiki e Bomzhi.
História:
O Futbolniy Klub Zenit mais conhecido por Zenit foi fundado na cidade russa de Leninegrado (São Petersburgo). A data de fundação do clube coincide com a criação da equipa de futebol da siderurgia da cidade, a Leningradsky Metallichesky Zavod, como Stalinets. O nome do clube não é associado a Josef Stalin, tanto que Stalin foi um apenas um epíteto do governante comunista. Stalinets em russo significa aqueles que trabalham o aço.
Na década de trinta fundiu-se com outro clube da segunda cidade russa, o Bolshevik, que mudara de nome em 1936 para Zenit, nasce assim o FK Zenit em 1939.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial a cidade de São Petersburgo, então Leninegrado foi um dos palcos mais violentos do conflito. Milhões de pessoas perderam a vida no cerco alemão, e posteriormente no cerco soviético para recuperar a cidade aos nazis, a esmagadora maioria da população da cidade morreu durante o conflito. Grande parte dos jogadores do Zenit e trabalhadores da siderurgia combateram e pereceram na defesa da cidade.
Contra todas as expectativas e após ter perdido toda a estrutura humana e material, o Zenit compete por insistência das autoridades soviéticas na Taça da União Soviética de 1944 após a libertação de Leninegrado meses antes. A equipa era constituída por jovens jogadores e ex-combatentes. Contra todas as expectativas e após ter eliminado equipas como o Dínamo e Spartak de Moscovo vence na final da competição o CSKA de Moscovo por 2-1, conquistando o primeiro título da sua história, e quase como forma de recompensa poética por tudo aquilo que a cidade teve que suportar durante o conflito.
Após este grande sucesso, o clube não consegue manter a mesma qualidade competitiva, em 1967 inclusivamente é despromovido ao segundo escalão do futebol soviético, mas como clube representativo da cidade berço da revolução de 1917 e símbolo da resistência russa ao avanço nazi na Segunda Guerra Mundial, as autoridades russas permitiram a manutenção do clube no principal campeonato russo.
Com a reformulação do futebol do clube após este sobressalto, o clube conquista o terceiro lugar em 1980 que permite-lhe qualificar-se para as competições europeias pela primeira vez. Em 1984 a evolução do clube traz frutos ao conquistar pela primeira vez um título nacional.
O clube viria a conquistar novo troféu já após a queda do União Soviética e formação do Campeonato Russo de Futebol, com a vitória da Taça da Rússia de 1999. Em 2005 a companhia petrolífera russa Gazprom começa a investir largos milhões de euros no clube, tornando-o dos clubes mais ricos do futebol europeu. Com este novo investimento conquista o primeiro campeonato russo em 2007 após a queda do regime soviético. Outros sucessos tanto no campeonato como na taça seguir-se-iam.
Com este investimento a equipa não ficou competitiva apenas em solo russo, na Europa surpreende toda a comunidade futebolística ao conquistar a Liga Europa em 2008 após derrotar na final o colosso escocês Glasgow Rangers por 2-0, Nesse mesmo ano derrota outra equipa do Reino Unido na Supertaça Europeia, o Manchester United por 2-1.
O contínuo investimento financeiro no clube possibilita ao Zenit manter-se como uma das mais fortes equipas do campeonato russo. Graças às suas prestações no campeonato russo é presença frequente na Liga dos Campeões, competição que embora com um grau de dificuldade extremo, é ambicionada por parte dos dirigentes na equipa de São Petersburgo.
Títulos:
- Vencedor Campeonato da União Soviética por uma vez: 1984.
- Vencedor Taça da União Soviética por uma vez: 1944.
- Vencedor Supertaça da União Soviética por uma vez: 1984.
- Vencedor campeonato russo por quatro vezes: 2007, 2010, 2012 e 2015
- Vencedor Taça da Rússia por três vezes: 1999, 2010 e 2016.
- Vencedor Supertaça da Rússia por três vezes: 2008, 2011 e 2015
- Vencedor Liga Europa por uma vez: 2007-08.
- Vencedor Supertaça Europeia por uma vez: 2008
References:
http://www.zerozero.pt/text.php?tp=4&nchapter=107