Apresentação da Obra Estudos sobre a Histeria
Livro de Sigmund Freud publicado em 1985 que relata o caso clínico de Anna O e a aplicação do método psicanalítico que levou à sua cura. A obra está dividida em dois capítulos – o primeiro capitulo dedicado à teorização e o segundo capitulo aos casos clínicos seguidos por S. Freud que levaram à constituição inicial da psicanalise.
O primeiro capítulo, na teorização sobre os fenómenos histéricos, Freud e Breuer, descrevem e argumentam o método catártico e a ab-reação. A histeria é defendida como uma doença psíquica curável pela terapia da fala, diferente da hipnose ou da sugestão. Esta terapia da fala tratava-se já daquilo que mais tarde começa a ser explicado pelo autor como associação livre.
No segundo capítulo, de grande interesse, são apresentados cinco casos clínicos: Anna O, Emmy Von N., Lucy R ou Miss Lucy, Katharina e Elisabet Von R. Mais três pequenos relatos são descritos: Mathilde H, Rosalia H. e Cäcilie M. Todos estes casos clínicos são descritos sintomas histéricos, reminiscências recalcadas e inconscientes ligadas a aspetos sexuais – ou infantis ou menos atuais –. As reações psicológicas descritas são igualmente de grande impacto sobre o físico. São argumentadas as curas pelo método catártico e ab-reação.