A percepção subliminar em marketing
Os profissionais do marketing e da publicidade sabem que os consumidores utilizam a percepção selectiva (percepção) para filtrar as mensagens que não querem receber. É por isso que tentam, de forma criativa, implementar tácticas que façam as suas mensagem serem notadas. Há, no entanto, uma táctica que gera enorme controvérsia: a percepção subliminar.
A percepção subliminar diz respeito à capacidade de recepção de um estímulo através do subconsciente, ou seja, abaixo dos limites da percepção consciente. É, de facto, opinião geral entre os psicólogos que é possível percebermos coisas sem estarmos conscientes de o fazermos. Desta forma, é tecnicamente possível a transmissão de mensagens através de pistas visuais ou auditivas “escondidas”.
Embora seja uma possibilidade que até possa despertar curiosidade por parte dos profissionais da área, é também uma possibilidade que gera fortes implicações éticas, especialmente porque os consumidores não se sentem confortáveis, no mínimo, perante a percepção subliminar, se conscientes da sua aplicação. É, portanto, uma táctica criativa genericamente desaconselhada na área.
References:
Belch, G.E. & Belch, M.A. (2003). Advertising and Promotion. The McGraw-Hill Companies.