Criatividade no marketing ou criatividade aplicada ao Marketing pode e deve ser praticada e utilizada como uma ferramenta necessária e indispensável para o sucesso das acções nas áreas de comunicação.
Inovação e criatividade são essenciais para o contínuo desenvolvimento e competitividade nas acções de marketing, para que uma empresa ou marca, chega aos objectivos pretendidos.
A criatividade é uma componente muito importante no Marketing. E falo em criatividade não apenas numa disciplina associada à vertente comunicacional da marca (campanhas), mas sobretudo a abordagem criativa ligada às áreas de Investigação & Desenvolvimento, a criatividade ligada ao Design, a criatividade ligada às parcerias entre marcas diferentes, a criatividade na construção do preço e até a criatividade nas áreas de serviço a cliente. É esta criatividade que é hoje fundamental para ajudar a construir o posicionamento das marcas.
Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultados de marketing, o pensamento lógico não pode ser predominante, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar ideias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em acção, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.
Com o incremento da competitividade e o aparecimento das novas tecnologias, as empresas vêem-se confrontadas com a necessidade de dar respostas a necessidades muito diversificadas do público-alvo. Abrem-se, assim, novas possibilidade de produtos personalizados e desenvolvidos em detalhe para nichos de mercado e clientes individuais. O enfoque no design é uma marca diferenciadora desses produtos numa busca incessante, por parte das empresas, de satisfazerem as exigências dos consumidores.
A criatividade implementada nos âmbitos das estratégias e acções de marketing decorre essencialmente do incremento acentuado da concorrência entre as empresas que para poderem vingar no mundo empresarial, cada vez mais competitivo, e alcançarem resultados positivos, têm que ajustar os seus produtos, através da estratégia da personalização, às exigências do consumidor individual.
Num mundo cada vez mais competitivo, a criatividade e a inovação são sinónimos de sucesso, desde que inseridos numa lógica de mercado. São as novas ideias que podem ajudar as empresas a serem mais competitivas e a alcançarem bons resultados económicos.
Partilhamos da opinião de Lima (2008) quando afirma:
«No mundo actual a criatividade é não apenas o bem mais precioso das empresas competitivas como o único remédio para as que necessitam encontrar novas saídas (novos produtos, novas estratégias, nova linguagem de marketing, etc.)».
As empresas hoje em dia, funcionam segundo uma óptica de mercado numa sociedade cada vez mais competitiva, por isso, aliar a criatividade ao marketing é a única solução para conseguir destacar.
References:
SIMONSEN, Harry e DUAILIBI, Roberto. Criatividade & Marketing. M.Books 2008
Heskett, John. El diseño en la vida cotidiana. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, S.A. 2005
Lendrevie, J. et al. MERCATOR – Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações, Dom Quixote – 1993
Lima, Nelson. Rumo ao Futuro. Executive Intelligence. Disponível em <http://inteligenciaexecutiva.blogspot.com/2008/10/rumo-ao-futuro.html