O termo Codec designa uma tecnologia de compactação/descompactação para vídeo digital e áudio.
Na engenharia de comunicações, o termo codec é usado em referência aos circuitos integrados, ou chips que executam a conversão de dados. Nesse contexto, o termo é um acrónimo para “co der / dec oder”. Este tipo de codec combina as funções de conversão analógica para digital e da conversão digital para analógico num único chip. Em aplicações nos computadores pessoais e empresariais, o uso mais comum para esse tal dispositivo está num modem.
O termo codec também é um acrónimo que significa “co mpression / dec ompression”. Um codec é um algoritmo ou programa de computador especializado, que reduz o número de bytes consumidos por ficheiros e programas grandes.
A maioria dos formatos de áudio e vídeo usam algum tipo de compressão para que eles não ocupem uma quantidade ridícula de espaço em disco. De modo a minimizar a quantidade de espaço de armazenamento exigida para um ficheiro, tal como um vídeo, a compressão é usada. A compressão funciona ao eliminar redundâncias nos dados. A compressão pode ser feita para qualquer tipo de ficheiro, incluindo texto, programas, imagens, áudio, vídeo e realidade virtual (VR). A compressão pode reduzir o tamanho de um ficheiro por um factor de 100 ou mais em alguns casos. Por exemplo, um vídeo de 15 megabytes pode ser reduzido para 150 kilobytes. Um ficheiro não compactado seria demasiado grande para fazer o download a partir da internet num período de tempo razoável, mas o ficheiro compactado normalmente poderia ser transferido em poucos segundos. Para a visualização, um algoritmo de descompressão, que desfaz a compressão, teria de ser utilizada.
Existem inúmeros esquemas de codec padrão. Alguns são usados principalmente para minimizar o tempo de transferência de ficheiros, e são empregues na Internet. Outros destinam-se a maximizar os dados que podem ser armazenados numa dada quantidade de espaço no disco, ou sobre um CD-ROM. Os codecs são usados em muitos produtos populares da Internet, que inclui o QuickTime, o NetMeeting, Cu-SeeMe e VDOPhone.
Os ficheiros de áudio e vídeo são comprimidos com um determinado codec quando eles são salvos e, em seguida, descomprimidos pelo codec quando são reproduzidos. Os codecs mais comuns incluem MPEG e AVI para ficheiros de vídeo e WAV e AIFF para ficheiros de áudio. Os codecs também podem ser usados para comprimir streaming de multimédia (áudio e vídeo ao vivo) que torna possível transmitir um áudio ou vídeo ao vivo através de uma conexão de internet de banda larga.