Cenografia é um método de conceptualização e construção de cenários para peças teatrais e filmes. Um cenógrafo é à partida o responsável por criar um cenário repleto de elementos visuais que captem a essência da cena que está prestes a ser filmada. Este garante que o ambiente está de acordo com a intenção emocional que a cena pretende transmitir. A maioria das produções cinematográficas e teatrais conta com uma equipa dedicada à cenografia.
O método de conceptualização é normalmente executado apenas pelo cenógrafo. Dependendo do orçamento e valores de produção a execução dessa conceção visual pode ser feito por diversos elementos que trabalhem na cenografia. O resultado parte de uma pesquisa, após discussão com o realizador ou encenador, supervisão e implementação de todos os elementos necessário à sua finalização.
O cenário tem a importância de captar a época ou local onde decorre a trama e muitas vezes é uma extensão da personalidade de uma ou várias personagens.No caso do teatro toda a composição tem de ter em conta as luzes, marcações e posição dos atores, som e elementos extra como roupas e acessórios. No caso da animação a cenografia é criada por artistas especializados em desenhar e compor cenários que serão usados nos filmes. O cenário tem de ser equilibrado e coerente em todos os ângulos em que for captado por isso a anotação dos elementos e posição dos mesmo é de grande importância.
A cenografia não é somente a decoração do espaço onde a cena vai decorrer. O cenógrafo tem de perceber como integrar um cenário no ideal do realizador, entender o guião de forma a que este possa ser facilmente integrado na cena, saber como os atores se vão movimentar perante a câmara ou publico e como os restantes elementos da equipa vão desempenhar as suas funções em volta do cenário de forma a que a produção corra sem complicações técnicas ou de mobilidade.