CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) é um tipo de segurança aplicada à web que providencia um teste de resposta para autenticação. CAPTCHA é maioritariamente utilizado para proteger websites, fóruns e outros serviços de spam ou bots automatizados, requerendo assim uma ação humana para reconhecimento real do utilizador.
Um teste de CAPTCHA pode variar, mas consiste em duas partes simples: Uma sequência de números, letras ou caracteres, gerada de forma aleatória, que surge numa imagem distorcida, e uma caixa de texto. Para passar o teste o utilizador deve inserir na caixa de texto os caracteres que vê na imagem. Uma ação muito difícil de realizar por bots. Outros testes podem incluir perguntas em que o utilizador dá uma resposta pedida pela própria pergunta ou desafios de escolha múltipla em que o utilizador pode por exemplo ter de escolher de entre várias imagens todas as que apresentem a cor vermelha.
O Google é uma das empresas que faz questão de usar o CAPTCHA de forma a proteger as contas email dos utilizadores. Devido à quantidade de serviços disponibilizado e a forma como estes integram o quotidiano de pessoas comuns e empresas, a segurança é uma das prioridades. Alguns websites de compras online também fazem uso do sistema para validar as encomendas e pagamentos.