Virginia Woolf

Breve biografia de Virginia Woolf, considerada uma das maiores escritoras da sua geração e uma das maiores referências literárias femininas.

Nome: Adeline Virginia Stephen

Data de nascimento: 25 de Janeiro de 1882

Local de nascimento: Londres, Inglaterra

Data de morte: 28 de Março de 1941

Local de morte: Lewes, Inglaterra

Ocupação: escritora

Biografia de Virginia Woolf

Virginia Woolf nasceu a 25 de Janeiro de 1882, em Londres, Inglaterra. A sua família pertencia à classe média-alta e liberalista no que diz respeito aos costumes e educação. O pai era historiador e escritor e a mãe era enfermeira, tendo também publicado uma obra no âmbito da sua profissão. Virginia tinha três irmãos directos e quatro meios-irmãos, de relacionamentos anteriores de ambos os pais. Tanto o pai como a mãe de Virginia Woolf tinham bons contactos em termos sociais e artísticos, pertencendo aos grupos sociais mais influentes da Inglaterra de então. Virginia Woolf nasceu, portanto, num meio que privilegiou a sua ligação às artes.

Virginia Woolf era uma criança alegre e brincalhona. As suas férias, durante a infância, eram passadas numa casa em St Ives, Cornwall, que posteriormente foi o cenário inspirador para Rumo ao Farol. Londres e St Ives foram a sua principal inspiração para os cenários da maioria das suas obras. Teve, desde cedo, acesso ilimitado à vasta biblioteca do pai, tendo decidido em tenra idade que pretendia ser escritora. Enquanto os irmãos frequentaram as escolas públicas e, posteriormente, a Universidade de Cambridge, Virginia e as irmãs foram educadas em casa.

Em 1895 a sua mãe falece, levando a autora a um esgotamento mental. Apesar disso, frequentou várias aulas, maioritariamente de línguas, no King’s College London. Os quatro anos de estudo nesta instituição deram-lhe a conhecer várias feministas radicais. Em 1904, a tragédia abate-se novamente sobre a família: o pai de Virginia morre, levando-a de novo a um esgotamento, tendo inclusive sido institucionalizada.

Pela mãos dos irmãs, Virgina entrou num circulo de intelectuais e artistas, o Bloomsbury Group, onde conheceu Leonard Woolf, escritor e membro do grupo, com o qual, posteriormente, se casou.

O seu primeiro livro, A Viagem, é lançado em 1915. Quatro anos depois, lança Noite e Dia. Ambas as obras são bem recebidas pelos críticos. No início da década de 30, lança As Ondas, considerada uma das suas mais importantes obras, embora não seja das mais conhecidas.  Ao longo da sua vida e carreira enquanto escritora, Virginia Woolf lutou constantemente contra as suas crises de depressão. Thomas Caramagno descreve os problemas psiquiátricos de Virginia como “doença maníaco-depressiva”. Stephen Trombley descreve Virginia como “uma mulher que foi vítima da medicina masculina”, numa referência à ignorância que se vivia na época face às doenças do foro psiquiátrico.

Virgina Woolf é vista como uma das maiores romancistas do século XX, como figura de extrema importância na corrente literária modernista e como uma das responsáveis pela reforma da Língua Inglesa. Os dilemas emocionais das personagens dos seus livros denotam o seu uso do fluxo de consciência e da psicologia íntima. Os enredos das obras de Virginia Woolf focam frequentemente o tema da Guerra e de como as pessoas e as nações vivem neste cenário, assim como a subjugação da mulher face às necessidades e vontade do homem. Em alguns dos seus ensaios, Virgiona Woolf explora a dificuldade que as mulheres, enquanto escritoras, tiveram devido ao facto de os homens deterem o poder legal e económico e o futuro que estas terão na educação e na sociedade.

Em 1941, após ver a sua casa destruída durante o bombardeamento do Reino Unido por parte dos Nazis e ler as más críticas à sua mais recente obra, uma biografia do seu amigo Roger Fry, Virginia Woolf voltou a sofrer um esgotamento semelhante àquele ao qual tinha sucumbido aquando a morte da mãe. A 28 de Março de 1941, Virginia Woolf encheu os bolsos do seu casaco de pedras e lançou-se ao Rio Ouse, perto da sua casa.

Obras

Romances

1915 – A Viagem

1919 – Noite e Dia

1922 – O Quarto de Jacob

1925 – Mrs. Dalloway

1927 – Rumo Ao Farol

1928 – Orlando

1931 – As Ondas

1937 – Os Anos

1941 – Entre os Atos

Coleções de contos

1919 – Kew Gardens

192 – Monday or Tuesday

1944 A Casa Assombrada

1973 – Mrs. Dalloway’s Party

1985 – The Complete Shorter Fiction

2003- A Casa de Carlyle e Outros Esboços

Biografias

1940 – Roger Fry: A Biography

Ensaios

1919 – Modern Fiction

1925 – O Leitor Comum

1929 – Um quarto que seja seu

1930 – On Being Ill

1931 – The London Scene

1932 – The Common Reader: Second Series

1938 – Três Guinéus

1942 – The Death of the Moth and Other Essays

1947 – O momento total

1950 – The Captain’s Death Bed and Other Essays

1958 – Granite and Rainbow

1978 – Books and Portraits

1979 – Women and Writing

Virginia wOOLF

Virginia Woolf

720 Visualizações 1 Total

References:

http://www.virginiawoolfsociety.co.uk

The Flight of the Mind: Virginia Woolf’s Art and Manic-Depressive Illness, Thomas Caramagno, 1992

720 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.