Modelo dos 7 S’s da McKinsey

Apresentação do Modelo dos 7 S’s da McKinsey: O Modelo dos 7 S’s desenvolvido pelos consultores da McKinsey parte do pressuposto de que a…

Apresentação do Modelo dos 7 S’s da McKinsey

O Modelo dos 7 S’s desenvolvido pelos consultores da McKinsey parte do pressuposto de que a eficácia de um gestor é determinada pela estratégia e pela estrutura da organização. De facto, a gestão praticada, a estrutura da organização e a estratégia seguida estão relacionadas entre si através de uma complexa rede de sete factores característicos da organização. Foi com base nesta ideia que a McKinsey desenvolveu o seu modelo em forma de roda em que todos os sete factores estão ligados entre si permitindo descrever as relações entre essas mesmas forças e onde estas determinam o sucesso ou o fracasso da empresa.

Factores característicos da organização que constituem o modelo:

  1. Estratégia (Strategy): Ações de grande abrangência que a organização planeia para se adaptar às mudanças do ambiente externo.
  2. Estrutura (Structure): Base para especialização e a coordenação, influenciada pela dimensão, atividade, etc.
  3. Sistemas (Systems): Procedimentos formais e informais que apoiam a estratégia e a estrutura.
  4. Estilo (Style): Forma como a organização é gerida.
  5. Aptidões (Skills): Competências (know how) detidas pela organização.
  6. Pessoal (Staff): Processos usados para o desenvolvimento dos colaboradores da organização.
  7. Valores partilhados (Shared Values): Ideias fundamentais sobre as quais a organização foi construída.

Aos três primeiros fatores (estratégia, Estrutura e Sistemas) o modelo atribuiu a designação de Hard-S, os quais consistem em elementos facilmente encontrados no planeamento corporativo, nos documentos estratégicos, etc. Os restantes quatro fatores (Estilo, Aptidões, Pessoal, Valores partilhados) são classificados pelo modelos como Soft-S – estes são mais difíceis de perceber e de analisar e, simultaneamente, mais difíceis de influenciar ou modificar.

Já os elementos chamados de “soft-s” são mais difíceis de serem percebidos e analisados. Como eles tratam de capacidades e habilidades, valores e elementos da cultura organizacional, torna-se difícil sua descrição, uma vez que esses elementos estão em contínua mudança e desenvolvimento. Esses elementos são determinados pelas pessoas que trabalham e influenciam a organização e, por isso, torna-se muito mais complicado planejar, influenciar e modificar esses elementos.

3051 Visualizações 1 Total
3051 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.