Os telejogos, a avó das consolas de jogos, consistiam em jogos com pequenos recursos e de simples uso (comparativamente ao padrão actual), nos quais se manipulavam imagens usufruindo de um equipamento ligado à televisão (tanto televisores a cores como a preto e branco). O controle era feito a partir de um dial, semelhante a um sintonizador de rádio.
Trata-se de um aparelho precursor do videogame, lançado em 1977 nos EUA, pela Empresa Philco Ford, sendo este a 1ª consola criada e comercializada.
Dependendo dos modelos, o telejogo podia incluir até dois comandos e uma pistola, sendo assim possível para as pessoas divertirem-se em família e com amigos, jogando jogos como ténis, hóquei, tiro ao alvo, corridas de motos e outros na sua própria televisão.
Um telejogo muito popular em Portugal e no Brasil foi o Hugo nos anos 90. Este foi criado em 1989 na Dinamarca e comercializado em 40 países. A personagem do jogo era manipulada pelos participantes via telefone, usando as teclas do mesmo. As teclas do telefone tinham de emitir sinais digitais e isto tudo apenas era possível através da tecnologia IVR (resposta interactiva de voz). Mais tarde, o jogo do Hugo foi lançado em CD-ROM e para a PlayStation 2 e, talvez por isso, estas participações via telefone (telejogo) tiveram um grande sucesso apenas por cerca de 4 anos.