Lip sync é a abreviatura para o inglês lip synchronization ou em português “sincronização labial”. É o termo técnico utilizado para descrever o movimento dos lábios com o áudio gravado seja falado ou cantado. No caso das dobragens de animação é sincronizar as falas do autor com o movimento da boca do personagem quando este está em cena. No caso das performances ao vivo ou na televisão em direto os cantores também utilizam este método quando a musica cantada é emitida por altifalantes e o cantor simula o canto, também conhecido vulgarmente por método “playback”.
Na produção de cinema o lip sync está normalmente associado à pós-produção. A dobragem é um dos casos, mas também outros media como os videojogos fazem uso desta técnica. Neste caso a sincronização labial muitas vezes é feita pelo boneco em que é o próprio software a ajustar automaticamente o movimento labial dos personagens ao áudio gravado pelo ator.
O lip sync pode ser considerado uma forma de mímica também no caso das atuações ao vivo, muitas vezes usado para facilitar a vida aos cantores quando precisam de dançar e cantar ao mesmo tempo. Esta prática em televisão ou espetáculos também se deve à redução de custos quando o tempo escasseia e o cantor tem apenas poucos minutos para atuar, evitando assim que sejam necessários ensaios prévios e reduzindo o risco de erros e simplificando o processo da performance.
As gravações de videoclips também fazem uso deste processo quando os artistas simulam canta enquanto perfazem diferentes ações que numa situação normal os impediriam de atingir as notas pretendidas.