Joan Riviere foi uma psicanalista inglesa que nasceu em 1883. Pertencia à grande burguesia intelectual inglesa.
Ficou conhecida por ser melancólica, por se desvalorizar com regularidade e por ter diversas mazelas tais como insónias, dores de cabeça e diversas angústias. Depois de vários internamentos, fez um tratamento psicanalítico com Ernest Jones (1878 – 1958). Depois desse tratamento, este aconselhou-a a visitar Sigmund Freud (1856 -1939) em Viena e fazer novo tratamento com este. As relações entre Ernest Jones e Joan Riviere foram-se destituindo de amizade e senso. tornando-se inclusive agressivas, contudo este sempre falou dessa com algum relevo pelas suas qualidades intelectuais tais como conhecedora da psicanalise e excelente tradutora.
Participou na fundação da British Psychoanalytical Society (BPS) e foi inicialmente partidária de Mélanie Klein sem se deter em fanatismos pela autora e psicanalista de crianças. Em 1929 Joan Riviere redigiu um artigo que ficou conhecido pela sua excelência sobre a natureza da feminilidade moderna. Foi uma psicanalista muito conhecida que escreveu centenas de artigos que resultaram da sua experiência como clinica.
Faleceu em 1962.
Palavras-Chave: BPS – Britsh Psychoanalytical Society, Melanie Klein, Ernest Jones, Psicanalise
Bibliografia:
Laplanchee, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra publicada em 1967)
Roudinesco, E. & Plon, M.(2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)