Lag é o termo utilizado para descrever um atraso repentino na velocidade de reprodução de uma determinada aplicação ou videojogo, devido ao congestionamento na ligação à internet ou poder de processamento insuficiente. Quando o tráfego é maior que a capacidade total da ligação, a rede obriga o programa a esperar antes de enviar ou receber informação.
Nas aplicações a correr em tempo real, como no caso dos videojogos, lag refere-se às falhas na resposta quando são introduzidos comandos no jogo através do teclado ou controladores. Define o tempo de atraso entre a ação do jogador e a reação do jogo a essa instrução, uma das causas pode ser a falta de poder de processamento.
A maioria dos videojogos sofre de algum tipo de lag. Pode ser inconveniente dependendo do tipo de jogo, num jogo de ação mais rápido pode tornar-se um problema grave, mas em jogos com um ritmo mais lento é levemente tolerável. Os videojogos com vertente online sofrem de lag devido a problemas de comunicação e processamento. No caso do cloud gaming, o facto do jogo ser distribuído através de um sistema de stream os servidores estão preparados para manter o lag no mínimo possível.