Bit Deepness

A expressão inglesa Bit Deepness designa o número de bits usado para definir a sombra e a cor de cada pixel numa imagem.

A expressão inglesa Bit Deepness designa o número de bits usado para definir a sombra e a cor de cada pixel numa imagem. Uma imagem com 1 bit está em preto e branco. Uma imagem com 8 bits de cor origina 256 cores. Uma imagem com 24 bits origina 16 milhões de cores. São usados 8 bits para o vermelho, 8 para o azul, e 8 para o verde. Isso equivale a 256 níveis para cada canal de cor.

Quanto maior a profundidade de bits, maior o número de tons (tons de cinza ou de cor) que podem ser representados. As imagens digitais podem ser produzidas em preto e branco, escala de cinza ou cor.

Uma imagem a preto e branco é representada por pixeis constituídos por um bit cada, o que pode representar dois tons (normalmente preto e branco), utilizando os valores 0 e 1 para preto ou para branco ou vice-versa.

Uma imagem em tons de cinza é composta por pixeis representados por múltiplos bits de informação, tipicamente variando de 2 a 8 bits ou mais.

Exemplo: Numa imagem de 2 bits, há quatro combinações possíveis: 00, 01, 10 e 11. Se o 00 representa preto, e o 11 representa o branco, em seguida, o 01 é igual a cinza escuro e o 10 é igual a cinza claro. O bit deepness é dois, mas o número de tons que podem ser representados é 22 ou 4. Em 8 bits, 256 (28) tons diferentes podem ser atribuídos a cada pixel.

Uma imagem a cores é normalmente representada por um bit deepness que varia entre 8 a 24 bits ou superior. As combinações desses bits são utilizadas para representar outras cores. Uma imagem de 24 bits oferece 16,7 milhões (224) de cores. Os Scanners capturam 10 bits ou mais por canal de cor e muitas vezes a saída de 8 bits acaba por compensar o ruído do scanner e apresentam uma imagem que está mais perto da percepção humana.

Bit deepness: 1 bit para uma imagem a preto e branco, 8 bits para uma imagem em tons de cinza, e 24 bits para imagens a cores.

Cálculos binários para o número de tons representados por bit deepness comuns:

1 bit (21) = 2 tons
2 bits (22) = 4 tons
3 bits (23) = 8 tons
4 bits (24) = 16 tons
8 bits (28) = 256 tons
16 bits (216) = 65.536 tons
24 bits (224) = 16,7 milhões de tons

Quase todos os computadores nos últimos cinco a dez anos vêm de fábrica com um suporte para, pelo menos, cores de 16 bits, com os computadores mais novos a suportarem cores de 24 bits e 32 bits. Existe uma diferença entre os diferentes níveis de cor. Todos as três cores, vermelho, azul e verde, são cores padrão. O número de combinações de cores e os canais é que fazem a diferença. Ao ver imagens, assistir a um vídeo, ou jogar um jogo de vídeo, um bit deepness superior é visualmente mais atraente.

Como a imagem de 24 bits, a imagem de 32 bits suporta 16,7 milhões de cores, mas tem um canal alfa que pode criar gradientes, sombras e transparências mais convincentes. Com o suporte do canal alfa, a imagem de 32 bits suporta 4294 milhões combinações de cores.

À medida que aumenta o suporte para mais cores, é necessária mais memória. No entanto, quase todos os computadores de hoje incluem placas gráficas com memória suficiente para suportar cores de 32 bits na maioria das resoluções.

Os meus olhos notam a diferença?

A maioria dos utilizadores não notam muita a diferença entre 16 bits e 32 bits. No entanto, se estiver a usar um programa que tem gradientes, sombras, transparência, ou outros efeitos visuais que requerem uma vasta gama de cores, então pode notar diferença.

Quais são as vantagens de ter um bit deepness mais alto?

Com um maior bit deepness, visualmente, tem características mais atraentes, como gradientes e transparências. Muitas pessoas também relatam que a imagem pode ser mais brilhante e sendo menos incomodativas para os olhos.

Quais são as desvantagens de ter um bit deepness mais alto?

Como mencionado acima, um bit deepness mais alto requer mais recursos do sistema que tornam o trabalho do computador mais elevado. Se o computador tiver pouca memória, ele pode tornar o sistema lento. Além disso, se um jogo tiver um bit deepness mais alto pode diminuir o seu FPS mas depende da placa gráfica e do jogo que está a ser executado.

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