A Metamorfose, Livro de Franz Kafka

Breve resumo d’ A Metamorfose, o livro mais conhecido, estudado e citado de Franz Kafka. Em A Metamorfose, Gregor Samsa acorda na forma de um enorme inseto.

A Metamorfose de Franz Kafka

Apresentação de A Metamorfose, Livro de Kafka

Escrito por Franz Kafka em 1912 e publicado em 1915, «A Metamorfose» é o livro mais conhecido, estudado e citado de entre toda a obra do célebre autor austríaco. É uma obra que explora a solidão, os sentimentos de exclusão e a crise do homem contemporâneo. Tendo sido escrita dois anos antes do início da Primeira Guerra Mundial, reflecte um pouco o clima de agonia e pessimismo característico da época.

Em «A Metamorfose», Kafka apresenta-nos Gregor Samsa, um caixeiro viajante A Metamorfose - Capa da Primeira Ediçãoque abandona as suas vontades e desejos para ajudar a família e pagar a dívida dos pais. Numa manhã, Gregor acorda na forma de um insecto gigante, que Kafka descreve com as características de uma barata. Gregor Samsa, contudo, não se aflige com a transformação, mas sim com o facto de estar atrasado para o trabalho.

Todos se assustam com a nova forma de Gregor, sendo inclusivamente agressivos, forçando-o a permanecer no quarto. O patrão de Gregor visita-o e, perante a sua clausura, ameaça-o de despedimento. O choque inicial dos pais e da irmã transforma-se em repulsa e na preocupação de conseguir sustento, já que tinham perdido a fonte principal de rendimentos, que era Gregor. Enquanto discutem sobre como vão suplantar as dificuldades financeiras, Gregor ouve toda a conversa, fechado no seu quarto.

Cuidar de Gregor passa a ser um fardo e apenas a irmã, Grete, demonstra alguma compaixão, pedindo à mãe que a ajude a afastar os móveis do quarto para que Gregor possa ter mais espaço e sentir-se mais confortável.  Nesta situação, Gregor consegue fugir do quarto, sendo atacado pelo pai, que lhe atira maçãs que ficam cravadas na sua carapaça. Mesmo a irmã, após Gregor assustar os inquilinos que, entretanto, a família arranja para suplantar as despesas, perde a sua  e passa a encará-lo com raiva e repulsa

Ao longo do livro, Kafka refere várias vezes as maçãs que apodrecem na carapaça de Gregor, o que pode ser interpretado simbolicamente como o ódio que a família nutre por ele.  É, de facto, uma destas maçãs que acaba por causar a morte de Gregor Samsa.

1311 Visualizações 1 Total
1311 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.