O termo duplo vinculo ou Double Blind foi inventado por Gregory Bateson (1904- 1980), em 1956. Double Blind significa a rigor impasse no qual um individuo fica encerrado em questões as quais não consegue responder e por isso não consegue decidir. Está associado à esquizofrenia, quando um individuo não consegue dar uma resposta coerente a duas ordens de mensagens opostas, contraditórias e emitida em simultâneo ou por dois membros da família ou pela família e a sociedade ou principalmente pela mãe. A coerção vinda de fora acarreta deste modo um resposta psicótica por parte do sujeito, porque este não consegue decifrara mensagem que lhe é dirigida.
O termo vinculo duplo está associado na origem a estados psicóticos mas atualmente pode-se verificar o duble blind em todo o tipo de estruturas. Os diversos impasses ao nível da comunicação afetiva podem traduzir por detrás uma tentativa de vinculo, apego, por parte de um individuo ao outro, utilizando o duplo vinculo, com vista a criar interrogações e indecisões. Embora, não imaturo, os impasses criados pelo duplo vinculo ocorrem com frequência por necessidades psíquicas de um dos intercomunicadores.
Palavras-Chave: Double Blind, Duplo Vinculo, Esquizofrenia, Estados psicóticos, Gregory Bateson
Bibliografia:
Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra publicada em 1967)
Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)