Conceito
As causas e consequências do marketing não se limitam às empresas e aos clientes, abarcam a sociedade. Neste sentido, é fundamental que os marketeers analisem o papel que este pode ter em termos de bem-estar social. É neste contexto de responsabilidade social que surge o marketing socialmente responsável.
Esta tipologia de marketing afirma que as organizações têm como missão dar resposta às necessidades, desejos e interesses dos diferentes públicos-alvo, satisfazendo-os da forma mais eficiente e eficaz possível, relativamente à concorrência, mas mantendo ou aumentando o bem-estar do consumidor e da sociedade como um todo. Assim, os marketeers devem ter sempre em mente considerações éticas e sociais na prática das suas actividades de marketing.
A prática do marketing socialmente responsável possui diferentes vertentes:
- Social corporativo: apoia campanhas de mudança de comportamento.
- Causas: promoção de questões sociais através de acções como patrocínios, acordos de licenciamento e publicidade.
- Relacionado com causas: doação de uma percentagem das receitas a uma causa específica, com base na receita obtida durante um período de tempo determinado.
- Filantropia: oferta de dinheiro, bens ou tempo para ajudar organizações sem fins lucrativos, grupos ou indivíduos.
- Envolvimento com a comunidade: fornecimento de produtos ou serviços voluntários à comunidade.
- Negócios socialmente responsáveis: utilização de práticas que protejam o ambiente, os seres humanos e os animais.
Existem vários benefícios na adopção do marketing socialmente responsável: aumento da reputação e notoriedade das marcas; aumento da fidelização do cliente; obtenção de maiores vendas; maior exposição nos meios de comunicação social.
References:
Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing (12.ª Edição). São Paulo: Pearson.